Eleições 2016

Candidatos a prefeito de Imperatriz apresentam propostas em debate da TV Mirante

Participaram Ribinha Cunha, Ildon Marques, Rosângela Curado e Delegado Assis.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Candidatos participaram do debate da TV Mirante, realizado nesse domingo (25). (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Os quatro principais candidatos a prefeito de Imperatriz participaram, na noite desse domingo (25), de um debate promovido pela TV Mirante.

Ildon Marques (PSB), Rosângela Curado (PDT), Delegado Assis (PMDB) e Ribinha Cunha (PSC) responderam a perguntas sobre temas como Orçamento Municipal, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Cultura e Saneamento Básico, além de perguntas com temas livres.

Iniciado após o Fantástico, o debate foi distribuído em quatro blocos, teve a duração de 1 hora e 30 minutos e foi marcado pela tranquilidade. Para se ter uma ideia, nenhum dos candidatos pediu direito de resposta, recurso disponibilizado pela emissora para os casos de ofensas pessoais.

O primeiro bloco foi aberto pelo candidato Ildon Marques com o tema Educação, e último, no quarto bloco, foi sobre Esporte. Ildon fez pergunta para o candidato Delegado Assis, e Rosângela Curado encerrou o debate perguntando para Ildon Marques sobre ações para o esporte.

Apesar de ter sido tranquilo, diferentemente do que ocorreu em 2008 quando houve vários pedidos de Direito de Resposta, o debate, este ano, teve alguns momentos mais “duros” em que os candidatos fizeram perguntas mais incisivas.

No segundo bloco, o candidato Delegado Assis perguntou para a candidata Rosângela Curado sobre as propostas dela para a Saúde. Na réplica, ele reagiu: “seu discurso é muito bonito, mas não foi assim quando a senhora esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde” e ouviu a resposta no mesmo tom. “Certamente, o senhor não conhece porque o senhor não é daqui”.

No bloco seguinte, Assis não se esqueceu: “Realmente, sou do Piauí, e a senhora é de São Paulo, mas quando a senhora era secretária, eu já morava aqui”, e acrescentou ele que não entende de saúde, mas já precisou do posto de saúde de seu bairro, o Vila Lobão.

Noutro momento, Assis,, ao fazer uma pergunta sobre o tema transparência, ao candidato Ildon, ele disse que se sentia constrangido em fazer aquela indagação ao concorrente, por Ildon responder a vários processos. Ildon reagiu dizendo que o fato de ele ser candidato provava ser ficha limpa, assim como as pessoas com quem ele anda e a população.

No quarto bloco, Rosângela perguntou para Ildon sobre esporte, e ele respondeu que, em seu governo, reformou o Fiqueninho e, em parceria, com o desportista Zé Lobo, fez várias ações em prol do esporte amador e algumas crianças tinham sido beneficiadas. Rosângela reagiu dizendo que no esporte, o mais importante era ter recursos para aplicar na construção de quadras poliesportivas e buscar recursos em parcerias com os governos federal e estadual. “O mais importante é cuidar das pessoas”, disse ela, para ouvir dele a tréplica: “Ninguém melhor do que eu para fazer isso. Não adianta fazer lei e não afinidade...”.

Continua após a publicidade..

A candidata Rosângela e Ribinha, também, tiveram um momento mais incisivo quando ela perguntou por que ele era contra a construção de escolas de tempo integral, se até em cidades menores, como Porto Franco, há esse tipo de investimento. “Eu não disse que sou contra. Não é prioridade em nosso governo”, reagiu o candidato.

Durante o debate, também, teve momento lisonja como o que Ildon perguntou se poderia chamar Ribinha Cunha, só de Ribinha, e ambos concordaram com as propostas mútuas sobre geração de emprego e renda.

Balanço

Ao término, os candidatos avaliaram de forma positiva o debate promovido pela TV Mirante Ribinha disse que o debate foi produtivo, e todos os candidatos contribuíram para colocar tudo o que planejam fazer.

“Com isso, quem ganhou foi a democracia, a população que teve essa oportunidade de ver os quatro principais candidatos cara a cara, falando um com outro, fazendo as colocações e responder a perguntas que a população gostaria de perguntar”, disse Ribinha Cunha.

Já o candidato Ildon Marques disse que o debate foi bom e não compareceu nos demais ocorridos na cidade porque desconfiava da seriedade.

“Foi muito bom, um debate sério. Às vezes, as pessoas falam por que eu não participei de determinados debates. Era coisa encomendada, não dava para ir. Mas, aqui não. Foi um debate ético, respeitoso, muito bom e espero que nós todos tenhamos contribuído com ideais para melhorais da cidade”, avaliou Ildon Marques.

O candidato Delegado Assis, disse que o debate ajudou os eleitores indecisos a definir o candidato. “O debate foi importantíssimo, foi conduzido de maneira brilhante. A TV Mirante está de parabéns, foi muito esclarecedor, as pessoas que estavam indecisas podem pegar esse debate como forma de decidir seu voto, e eu acredito que vão decidir pelo Delegado Assis porque tem projetos para esta cidade”, disse o candidato.

A candidata Rosângela Curado disse que o debate foi importante para a democracia. “Nós pudemos discutir, ver o perfil do candidato, ver o que ele está a par da realidade de nossa gestão pública, e o que ele quer fazer para mudar realmente a vida da população de Imperatriz, para levar água onde não tem água, para melhorar a Saúde, Educação, e o debate fez com que pudéssemos expor nossas ideias”, avaliou a candidata do PDT.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.