IMPERATRIZ – O vereador Raimundo Roma disse, em discurso, durante a sessão ordinária da Câmara desta quarta-feira (4), que a população de Imperatriz está assustada com o alto índice de casos de Zika e Chikungunya. O parlamentar defendeu a união de força da população e autoridades para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.
De acordo com o vereador, o Ministério da Saúde já notificou este ano mais de 39 mil casos prováveis de febre de chikungunya e mais de 90 mil casos de Zika no país em Imperatriz a situação é alarmante, embora os números sejam imprecisos.
Roma disse que tomou conhecimento da morte de dois homens, com idade média de 30 anos, que tiveram como causa as complicações em decorrência da Zika ou Chikungunya.
“Temos visto as unidades de saúde lotadas de pessoas apresentando sintomas dessas enfermidades. Infelizmente, tivemos o conhecimento de duas pessoas jovens que morreram vítima da doença, uma delas é o DJ Number One. A situação está grave”, alertou.
O vereador defendeu ação conjunta da população e autoridades para eliminar os focos Aedes aegypti e a utilização do carro fumacê.
Sintomas
Os principais sintomas da chikungunya são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos.
O paciente pode ainda apresentar dor de cabeça e dores nos músculos. Já os sintomas da zika são muito parecidos com o da chikungunya: dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira, vermelhidão nos olhos, além de inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. Em ambos os casos o recomendando é procurar uma unidade de saúde para ter um diagnóstico preciso da doença.
Nota da Semus
Procurada pelo Imirante Imperatriz, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde se pronunciou sobre o assunto.
A assessoria informou que “a Secretaria Municipal de Saúde desconhece esta informação do vereador sobre a existência de epidemia de Zika e chikungunya, pois a secretaria mantém os agentes de endemias fazendo vistorias e controle dos focos e criadouros em toda a cidade.
Diariamente são feitas visitas com orientação a população e aplicação de larvicidas”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.