Abril Vermelho

Trabalhadores rurais acampam na sede do Incra em Imperatriz

O protesto cobra pautas nacionais e regionais da reforma agrária.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Famílias montaram acampamento na sede do Incra e não tem prazo para deixar o local. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ – Como parte da Abril Vermelho, ação nacional por avanços no processo de reforma agrária em todo o país, famílias de trabalhadores rurais sem terra na Região Tocantina ocuparam nesta segunda-feira (18), a unidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Imperatriz. O movimento é pacífico e não tem prazo para acabar. No ano passado famílias de sem terra ocuparam a sede do Incra.

As famílias que estão nas dependências da unidade avançada do Incra são oriundas de assentamentos e acampamentos onde tiveram conflitos como Cipó Cortado; Batata da Terra; Mata Verde e Ouro Preto, situados nos municípios de João Lisboa, Senador La Rocque e Amarante do Maranhão.

A coordenadora regional do Movimento de Sem Terra, Gilvânia Ferreira afirma que as famílias desses locais cobram ações imediatas para a consolidação do processo de reforma agrária.

A liderança lembra que o projeto de Assentamento Cipó Cortado nunca recebeu benefício do governo federal, o Batata da Terra é área de conflito a espera a arrecadação em prol dos trabalhadores, pelo Programa Terra Legal e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDSA) e a Mata Verde tem apenas parte regularizada pelo Incra. A regularização da segunda parte vai beneficiar 45 famílias.

Desde que ocuparam a unidade, no início da manhã, a coordenação do movimento vem tentando contato com autoridades e conseguiu marcar para a partir das 11h desta terça-feira (19) uma reunião com o superintendente regional do Incra para apresentação de pauta de reivindicações.

A ocupação do Incra, sem tem prazo para acabar, se dá de forma pacífica por dezenas de famílias de trabalhadores rurais, segundo Gilvânia Ferreira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.