Segurança

ITZ: Defesa Civil alerta para riscos no período chuvoso

No período de dezembro a março, a previsão é de fortes chuvas na região.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Arquivo/Imirante Imperatriz)

IMPERATIRZ – Durante o período chuvoso, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz recomenda aos cidadãos vários cuidados para evitar acidentes e garantir a segurança de todos. As precauções vão desde a limpeza de calhas e manutenção de muros até o cuidado com as crianças.

No período de dezembro a março, a previsão é de fortes chuvas na região. Segundo a Defesa Civil, os cuidados começam em manter ralos, esgotos e valas sempre limpos; não jogar entulhos e lixos em bueiros, lotes, quintais, ruas, encostas, córregos e rios; limpar as calhas e locais de escoamento da água da chuva; fazer uma revisão nos telhados; reforçar paredes e muros que estejam com sinais de rachaduras.

Durante chuvas fortes acompanhadas de raios, a dica é desligar aparelhos elétricos. Se a residência estiver localizada em área de risco de alagamentos ou desmoronamentos, é importante colocar os móveis em locais que a lama e a água não consigam alcançar.

“Em casos de perigo ou desabamento, o cidadão deve abandonar o local e procurar um lugar seguro. Além disso, deve entrar em contato com a Defesa Civil”, o superintendente Francisco das Chagas.

Durante as chuvas, a Defesa Civil recomenda a não utilizar árvores como abrigos, pois elas atraem raios; não atravessar a pé ou motorizado em ruas alagadas e pontes; evitar caminhar em áreas desconhecidas; e não ficar em áreas que têm bueiros, que podem se abrir com a força das águas.

As portas e janelas precisam ficar fechadas não só para evitar entrada de ventos fortes, mas, também, a população deve tomar cuidados com a entrada de animais peçonhentos. Assim que a chuva passar, é importante verificar se as instalações elétricas estão enxutas antes de ligá-las. A população deve tomar cuidado com animais, como cobras, ratos, aranhas e escorpiões. Se a casa tiver sido atingida pelas águas, é preciso limpá-la para evitar doenças.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.