IMPERATRIZ – Ocorre, durante todo esse domingo (4), a eleição do Conselho Tutelar em Imperatriz. São 21 candidatos concorrendo a 10 vagas e a um mandato de quatro anos. Por toda a cidade, 39 locais de votação foram instalados, inclusive na zona rural. O voto é facultativo.
Para votar, os cidadãos devem comparecer a um local de votação com o título de eleitor e um documento com foto. A eleição é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Ao todo, 59 candidatos se inscreveram no processo seletivo em Imperatriz. Todos foram submetidos a análise de currículo, testes psicológicos e prova de aferição de conhecimento sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. Após a triagem, apenas 21 foram considerados aptos a participarem do processo de eleição.
A jornada de trabalho de um conselheiro tutelar é de 44 horas semanais, mais regimes de plantão. A função é de dedicação exclusiva, não sendo permitido o exercício de outra função pública. Os eleitos terão a possibilidade de reeleição.
Neste domingo, diversas cidades do Brasil elegem os conselheiros tutelares, essas são as primeiras eleições unificadas no país. Os eleitores vão escolher cerca de 30 mil novos conselheiros no Brasil.
Os eleitos terão a missão ampla de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, principalmente, em uma cidade como Imperatriz, onde diariamente há apreensões de adolescentes por cometerem atos infracionais.
Os conselheiros precisam atuar tanto em situações de direitos ameaçados ou violados, como na fiscalização de entidades que trabalham com a infância. Só no ano passado, em Imperatriz, foram registrados, aproximadamente, 190 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Saiba Mais
- Conselhos tutelares: mais de 2 milhões foram às urnas no país
- Três cidades do Maranhão não elegeram novos conselheiros tutelares; entenda
- Conselheiro tutelar: o que é e para que serve?
- Após se darem 20 dias de recesso, conselheiros tutelares são alertados a retomar serviço presencial
- Imperatriz recebe curso de formação de conselheiros tutelares do Estado
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.