Educação

Alunos da rede pública têm aula prática no 50 BIS

Os alunos conheceram várias espécies de árvores nativas da região.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
Uma das palestras foi ministrada no meio da mata, na base de apoio do 50 BIS. (Foto: Divulgação / Carlos Lucena)

IMPERATRIZ – Conhecer a biodiversidade da região na prática, passeado pela selva, foi assim a aula diferente que os alunos do 1º ano do ensino médio do Centro de Ensino Caminho do Futuro, bairro Vila Nova, tiveram nesta sexta-feira (18). Além de aprofundar os conhecimentos da sala de aula, eles ficaram por dentro das atividades desenvolvidas pelo 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50 BIS) na região.

Durante o passeio, realizado na área do 50 BIS, os alunos receberam dicas de como sobreviver na selva, além de conhecerem algumas espécies de árvores nativas da região, como Jatobá, Sapucaia e o Babaçu. Os militares também mostraram as diversas utilidades do coco babaçu.

Ainda dentro da mata, os alunos assistiram uma palestra que tratou dos alimentos de origem vegetal. Em todo o percurso, os estudantes se mostraram curiosos e fizeram várias perguntas. Os alunos assistiram, ainda, uma cerimônia de formatura dos militares e uma palestra, ministrada pelo tenente Tiago Henrique, sobre a história do 50 BIS.

“É de grande importância pra nós essa atividade porque é uma oportunidade única do Batalhão mostrar seu trabalho para a população, que muitas vezes não tem conhecimento do que nós fazemos no dia a dia. Nós oferecemos as palestras e as instruções da nossa base de selva, sobre alimentação de origem vegetal e instruções de meio ambiente”, destacou o tenente.

Os alunos também conheceram um pouco da história do 50 BIS. (Foto: Divulgação / Carlos Lucena)

Para o aluno Ricardo de Souza Silva, a atividade proporcionou vários conhecimentos. “Eu achei a atividade muito boa porque passou vários conhecimentos para a gente, principalmente, saber sobreviver na floresta. Tivemos muitos aprendizados e gostaria de participar de mais atividades como essa”, disse.

A atividade foi realizada pelos alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que desenvolvem o Projeto Interdisciplinar Árvore no Centro de Ensino Caminho do Futuro e são bolsistas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Ao todo, oito bolsistas participam do projeto.

Segundo o acadêmico de Ciências Humanas e integrante do projeto Carlos Lucena, a atividade contribui muito no processo de formação dos acadêmicos, que serão futuros professores, além de incentivar os alunos da escola a terem uma formação que valorize e preserve o meio ambiente.

“Eles puderam, através da aula de campo, conhecerem um pouco da biodiversidade de nossa região e perceberem que devemos preservá-la para vivemos em um planeta melhor. E quando vemos os alunos se envolvendo no projeto, contribuindo, pesquisando, nós ficamos muito felizes, pois podemos perceber que estamos contribuindo de alguma forma com esses alunos e com a nossa sociedade”, ressaltou.

O Projeto Interdisciplinar Árvore tem como objetivo formar cidadãos mais conscientes e responsáveis com relação à questão ambiental em Imperatriz. O projeto conta com oito alunos da graduação e dois professores coordenadores. Participam da ação, turmas do ensino médio do turno vespertino e professores das disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Os alunos puderam conhecer plantas nativas da região. (Foto: Divulgação / Carlos Lucena)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.