Evento

Centro de Cultura Negra realiza palestra em escola pública

A ação foi alusiva ao dia Internacional à Discriminação.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
A ação foi alusiva ao dia Internacional à Discriminação Racial. (Divulgação/Assessoria)

IMPERATRIZ - Na tarde desta quinta-feira (19), o Centro de Cultura Negra, Negro Cosme (CCNNC), em parceria com o curso de Ciências Humanas/Sociologia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou uma palestra na escola municipal Santa Tereza D’Ávila, bairro Cafeteira, para discutir a temática alusiva ao dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado no próximo dia 21.

Com o tema “Ser Negro na Sociedade e os Desafios da Inclusão Étnica” a palestra foi ministrada pelo integrante do Centro de Cultura Negro Cosme, Domingos de Almeida, e teve como objetivo debater acerca do tema. “É importante discutir esse tema na escola pública porque é onde se encontra a base da sociedade futura”, opina. “Além de ajudar eles a entender que o negro, hoje tem espaço”.

O evento foi uma iniciativa que partiu da finalização do estágio na disciplina de História, do curso de Ciências Humanas, realizado pelo estudante Carlos Lucena. “A ideia surgiu a partir das aulas que abordaram a questão da escravidão. Como forma de poder discutir o tema, já que estamos no período próximo ao dia internacional de combate a descriminação racial, resolvi levar a discussão aos alunos da escola pública”, afirma o acadêmico.

Data

O dia 21 de Março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), como dia de luta pela eliminação da discriminação racial, data na qual é relembrado o massacre na cidade de Shapeville, África do Sul, onde mais de 60 negros foram mortos e centenas ficaram feridos no ano de 1960.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.