Operação

Operação do Ibama apreende 3 mil metros de redes de pesca

O material foi recolhido entre Estreito e São Pedro da Água Branca.

Geovana Frasão / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Mais de três mil metros de rede de pesca foram apreendidos no Rio Tocantins entre os municípios de Estreito e São Pedro da Água Branca, na Região Tocantina.

As apreensões foram durante uma operação realizada semana passada, mas os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (4).

Desenvolvida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou a operação na última semana do mês de fevereiro, com objetivo fiscalizar a utilização de redes de pescas no trecho do rio que vai da represa localizada na cidade de Estreito até o município de São Pedro da Água Branca.

Durante o período de reprodução dos peixes, conhecido como Piracema ou Defeso, que se estende de novembro a fevereiro esse tipo de pesca com a utilização com uso de redes e tarrafas é proibida pela legislação.

A gerente regional da unidade do Ibama em Imperatriz, Rosa Arruda, diz que o material apreendido deve ser doado a universidades para servir nas atividades acadêmicas, ou, ainda, destinado à incineração.

Continua após a publicidade..

Segundo Rosa Arruda, a identificação dos proprietários das redes é muito difícil, já que eles fogem quando percebem a aproximação dos fiscais.

Dados

A operação apreendeu 3.425 metros de rede de pesca que estavam armadas no rio no momento em que foram encontradas. A operação é realizada todos os anos durante a Piracema.

Saiba quem disputa as eleições em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.