Economia

Aumento do IPI não diminui vendas de carros em ITZ

No início de 2015, voltou a alíquota cheia do IPI para automóveis. O imposto para de carros populares subiu de 3% para 7%.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Foto: Reprodução/Internet)

IMPERATRIZ – Apesar do aumento do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, as vendas de veículos não diminuíram em Imperatriz. Como o aumento já era previsto, as concessionárias afirmam que houve planejamento para que o impacto não fosse sentido pelo cliente final.

“Mesmo com o retorno do IPI, mantivemos os preços de praticamente todo o nosso line-up 15/15, visando manter nossa competitividade e o ritmo de vendas apresentado no final de 2014”, afirma o gerente de uma revendedora André Alves.

De acordo com o gerente de vendas de uma concessionária Marcos Mota, como a compra de um carro, em geral, é planejada e o aumento do valor do veículo é relativamente pequeno, não há desestimulo à compra de carros novos.

“Não sentimos nenhum impacto nas vendas. Houve inclusive aumento de 22% em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado. A compra de um carro é planejada e o consumidor não deixa de comprar por um aumento proporcionalmente pequeno. Investimos também em promoções e é possível negociar os valores”, destaca.

No início de 2015, voltou a alíquota cheia do IPI para automóveis. O imposto para de carros populares subiu de 3% para 7%, enquanto o dos carros médios flex subiu de 9% para 11%. Já o IPI dos veículos médios movidos a gasolina subiu de 10% para 13%.

O IPI já havia sofrido um reajuste no início de 2014, e a previsão era a de que em 2015 o imposto voltasse às alíquotas anteriores ao incentivo. Desde 2012, com o objetivo de incentivar as vendas, as alíquotas foram reduzidas, o que se refletiu no valor de fabricação dos veículos. O retorno do IPI com a alíquota cheia faz parte de uma série de medidas do Governo para equilibrar as contas públicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.