IMPERATRIZ – Em outubro Imperatriz parou para festejar sua padroeira e co-fundadora da cidade, Santa Teresa Santa Teresa d’Ávila. Foram dez dias de missas, orações e a reza do terço, programação que teve como culminância as procissões fluvial e terrestre e, ainda, a missa campal, celebrada em frente a igreja matriz no dia da padroeira.
A 162º edição, realizada este ano, foi, ainda, mais especial em razão das comemorações de 500 anos de nascimento da santa espanhola que tornou-se padroeira de Imperatriz devido a devoção do fundador, Frei Manoel Procópio do Coração de Maria.
As comemorações dos 500 anos de nascimento de Santa Teresa ocorrem simultaneamente em todo o mundo entre outubro de 2014 e outubro de 2015, segundo informou a freira teresiana, Maria de Jesus Ramos Pereira.
Embora fosse anunciada no lançamento do festejo no dia 23 de setembro, a programação dos 500 anos só começou após o encerramento do festejo imperatrizense.
As procissões fluvial e terrestre mais uma vez emocionaram os fies. Esse é um dos momentos mais marcantes do festejo por refazer a chegada de Frei Manoel Procópio ao lugar que mais tarde se tornaria a cidade de Imperatriz, com uma imagem de Santa Teresa d’Ávila.
Segundo o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, todos os anos há registro de aumento no número de fieis participantes das procissões. Também aumenta o número de fieis na missa dos professores, no dia 15 pela manhã, uma tradição.
O translado da imagem da igreja matriz para o Náutico Club, local onde ela é levada em procissão de barcos até o Porto das Balsas, também teve maior número de veículos este ano.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.