IMPERATRIZ – Além do significado religioso, o Natal é uma das datas mais esperadas pelos lojistas de todo o país. Em Imperatriz, a data representa aumento no consumo e boas vendas para os comerciantes. Para este ano, a previsão de crescimento nas vendas na cidade é de 5%, e 88,3% dos consumidores imperatrizenses vão às compras, segundo pesquisa Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio-MA).
Mas esse aumento pode ir além. Para a Associação de Lojistas do Calçadão, o maior Centro Comercial da região, a expectativa de crescimento é de 8% a 10%. “Nos últimos cinco dias, as vendas estão a todo vapor, com lojas lotadas. Nos últimos anos não teve uma movimentação como este ano. A previsão é que até o fim do mês, as vendas cresçam de 8% a 10%”, afirma o presidente da associação, Marcone Marques.
De acordo com a pesquisa da Fecomércio, as lojas de Shopping Center mantiveram a preferência dos consumidores para as compras de Natal, ficando com 50,6% da predileção dos consumidores imperatrizenses. Segundo a gerente de Marketing do maior shopping da cidade, Patrícia Teixeira, dezembro é o melhor mês do ano. “As vendas do período de Natal, em relação ao mês anterior, subiram 25%, representando um aumento de 15% no fluxo de pessoas”, disse.
A pesquisa mostrou, ainda, que entre o público com maior disposição de ir às compras aparecem os homens com 92,2% de intenção de consumo contra 84,9% de mulheres. Para conquistar esses compradores, o comércio de Imperatriz investiu em promoções e na decoração natalina, que tem atraído muitos consumidores, a maioria (52,2%) pelos descontos.
“Esse ano, as pessoas estão comprando desde o dia 1º. Ano passado as pessoas passaram os dez primeiros dias pesquisando para depois comprar. Esse ano não! Eles estão comprando desde o primeiro dia do mês. Outro diferencial é que eles estão investindo em produtos populares, com preços mais em conta, o que resulta em mais compras”, destaca Marcone Marques.
[e-s001]
Os itens mais procurados ainda continuam sendo roupas e calçados. Os produtos de viagens, como malas e mochilas, também tem uma boa saída neste período. Já os eletrodomésticos têm caído na preferência dos consumidores locais, segundo a Associação de Lojistas do Calçadão.
Apesar da boa intenção de compras do imperatrizense, a maioria (33,4%) ressaltou que dever adquirir dois presentes, seguido dos que vão comprar apenas um produto (31,8%). “Como reflexo dos atuais níveis de endividamento e percepção dos consumidores quanto ao aumento da inflação e dos juros, a pesquisa comprova que as pessoas estão dispostas a comprar, mas com o pé no freio”, ressalta o presidente da Fecomércio, José Arteiro.
E o movimento deve crescer nesta quarta-feira (23) pelo costume dos brasileiros de deixarem as compras para a última hora. Mas pensando nisso, as lojas do comércio de rua ficarão abertas até às 21h. Já as lojas do shopping abrem às 9h e ficam até às 18h.
[e-s001]
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.