Tecnologia

Estudante da Uema cria aplicativo de utilidade agrícola

Felipe Nunes desenvolveu um aplicativo facilita os cálculos feitos pelos agrônomos.

Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

IMPERATRIZ - O estudante de agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Felipe Nunes (22), lançou nesse domingo (2), o CalagemApp , um aplicativo para celulares Android , que calcula a quantidade mediante o tipo de calcário que deve conter no solo.

Felipe cursa o oitavo período de agronomia, na Uema e é técnico em informática pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Unindo essas duas habilidades, ele desenvolveu o aplicativo que pretende ajudar os produtores rurais a desenvolverem melhor suas plantações.

O aplicativo foi lançado para ajudar o profissional (Foto: Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz)

Segundo o criador do aplicativo, a calagem (processo de correção do solo) é feita para aumentar a produtividade das plantas cultivadas.

“O CalagemApp realiza o Cálculo da Necessidade de Calagem, cálculo importante na área da agronomia, pois é a partir dele que se terá a quantidade e o tipo de calcário a ser utilizado para a correção do solo, tarefa rotineira na agricultura atual”, explica Felipe Nunes.

Ainda, de acordo com o estudante, o cálculo de calagem deve ser feito de maneira precisa e correta, pois se não for devidamente calculado, o produtor não corrigirá o solo e isso resultará apenas em perda de dinheiro.

A criação de Felipe já ganhou o prêmio de Melhor Trabalho no Encontro Amazônico de Agrárias, da Universidade Federal Rural da Amazônia, Ufra. Ele ainda conta que o CalagemApp é uma derivação de um outro aplicativo que ele está produzindo com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão, Fapema.

“Para fazer o cálculo é necessário que se faça uma análise química do solo em questão e, dessa análise de solo, se pega os valores referentes à saturação de bases do solo, Capacidade de Troca Catiônica (CTC). Após isso se busca saber o Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT) do calcário a ser utilizado, daí temos umas equações para efetuarmos esse cálculo dentro do aplicativo”, detalha o estudante.

Felipe espera que os produtores rurais tenham acesso à ferramenta criada por ele recomenda que procurem profissionais e os estudantes, pois eles podem ser muito úteis na solução de problemas das plantações. “Possuímos muitas soluções para alguns gargalos existentes em suas lavouras”, conclui o criador do aplicativo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.