Educação Trânsito

Panfletagem conscientiza sobre educação no trânsito

A ação ocorreu no perímetro urbano da BR-010, em ITZ.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50

IMPERATRIZ – Organizada pelo Sest/Senat de Imperatriz, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma panfletagem, realizada no perímetro urbano da BR-010, na manhã desta quinta-feira (25), próximo ao viaduto, buscou informar e conscientizar a população sobre os riscos no trânsito, promovendo boas práticas e aprendendo a conviver, principalmente, com os ciclistas. A ação faz parte da Campanha de Educação no Trânsito.

Durante a ação foram distribuídos informativos para motoristas e motociclistas, e camisetas personalizadas para os ciclistas. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

A coordenadora do Desenvolvimento Social do Sest/Senat, Maria Tereza Leda, explica que a panfletagem busca contribuir efetivamente para a educação no trânsito, com foco nos ciclistas, contribuindo com a redução do número de acidentes.

“O nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para que o ciclista seja visto e respeitado no trânsito. Conscientizar os condutores que os ciclistas são cidadãos e podem estar circulando nas vias com segurança. Devemos respeitá-los porque eles usam a bicicleta como seu meio de transporte”, alerta.

É o caso do pedreiro João Lima. Ele vai, diariamente ao trabalho de bicicleta e afirma que realmente existe, por parte de alguns motoristas, a falta de cidadania e respeito com os ciclistas na cidade.

“A bicicleta é a minha companheira, meu ganha-pão. Vou todos os dias ao trabalho nela. Falta mesmo um pouco de respeito, não temos ciclovias, e todo cuidado é necessário para andar seguro. Às vezes, nos sentimos excluídos com algumas atitudes no trânsito”, reclama.

A ação teve como foco os ciclistas, conscientizando os condutores, a fim de contribuir com a redução do número de acidentes. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

O marceneiro Francisco Olídio dos Santos, de 63 anos, mora em Imperatriz há mais de 30 anos e concorda que falta mais respeito, tolerância e, sobretudo, mais segurança no trânsito.

“Eu mesmo já passei por muitos sustos, andando pelo trânsito. Procuro andar com cuidado, nestes 33 anos de Imperatriz, porque muitos carros e até motos não respeitam os ciclistas”, conta.

Durante a ação, foram distribuídos informativos e panfletos para motoristas e motociclistas e, para os ciclistas, camisetas personalizadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.