Vacinação

Campanha de vacinação contra raiva é intensificada

A vacina está disponível no Centro de Zoonoses.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Reprodução/Internet)

IMPERATRIZ - No mês de setembro serão intensificadas as ações da campanha de vacinação contra a raiva, que começou a ser realizada de forma itinerante na zona rural de Imperatriz. No dia 20 será o dia "D" da campanha, com a vacina disponível nos postos de saúde.

Mais de um um milhão de cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva em todo o Maranhão. Em Imperatriz, a população desses animais, segundo a secretaria de Saúde, é de aproximadamnente 33.800, com 21.700 cães e 12.100 gatos.

A raiva é causada por vírus e transmitida, principalmente, por por meio da saliva do animal contamiado, através de mordidas, arranhões, lambedura da pele ou mucosas. O coordenador do Centro de Zoonoses lembra que os morcegos e macacos também são hospedeiros do vírus, mas os sintomas da doença são facilmente perceptíveis nos animais domésticos, como os cães e gatos.

Independentemente das ações da campanha, a vacina, que é injetável e aplicada em dose única, já pode ser encontrada no Centro de Zoonoses. O município recebeu quase 34 mil doses. Em caso de suspeita da doença, o animal também deve ser levado para o Ccentro.

Entre os cuidados, além da imunização, é importante evitar que os animais fiquem soltos na rua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.