Meio Ambiente

Ibama não recebe animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros

Há quatro meses o Centro que fazia a triagem dos animais, em Imperatriz, fechou.

Laís Ferreira / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53
(undefined)

IMPERATRIZ – Os bombeiros de Imperatriz estão resgatando os animais que são encontrados fora de seu habitat e soltando na natureza sem a devida triagem, pois, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que funcionava dentro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), fechou há quatro meses.

Segundo o comandante do 3º GBM, tenente-coronel Wibirajá Figueiredo, há quatro meses os bombeiros foram notificados que o Cetas não estaria mais recebendo animais silvestres devido à falta de recursos.

“Os animais como, por exemplo, o gavião apreendido há uns 15 dias, não tinha como o Ibama receber e tivemos que soltar na natureza. Esse primeiro contato com o Ibama era muito importante, pois, passava animais passavam por um tratamento. As vezes o animal poderia estar debilitado’’, ressalta o comandante.

A responsável pelo Cetas em Imperatriz, Gabriele Rocha, explicou que desde o ano passado recebeu a ordem de fechamento, mas o Centro permaneceu aberto até que se esgotasse o estoque de ração e suplementos que mantinham o local aberto.

“Nós não conseguimos recursos e, devido à falta de estrutura adequada para atender os animais, houve uma determinação de fechamento. De agora em diante, os animais serão encaminhados para o Cetas de São Luís’’, afirma Gabriele.

Os animais resgatados que tem a possibilidade de voltar ao seu habitat irão ser enviados a capital para passar por um tratamento e, depois, serem devolvidos a natureza. Os que não têm condição de voltar à natureza, serão encaminhados a criadouros, zoológicos e mantenedouros de animais silvestres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.