MARANHÃO – A partir desta quinta-feira (22) municípios maranhenses vão receber o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O programa atende, preferencialmente, mulheres de assentamentos da reforma agrária e agricultoras familiares, mas homens e crianças também podem se beneficiar com a iniciativa.
Segundo a coordenadora do programa no MDA, Layla Torres, os mutirões representam a porta de entrada para a cidadania e tornam possível o acesso a políticas públicas.
“O objetivo é que as mulheres tenham autonomia econômica, para a melhoria e garantia de seus direitos sociais. A partir da documentação, elas passam a ser reconhecidas como cidadãs, de fato, e podem acessar programas do Governo”, explica.
A Região Nordeste é o local com maior demanda por documentação básica e trabalhista e maior número de execução, segundo a coordenadora. Só em 2014, 9.655 mulheres foram atendidas pelo programa, na região.
Documentação
Serão emitidos Certidão de Nascimento, CPF, RG e Carteira de Trabalho. A inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que permite às famílias acessarem os programas sociais do governo, também será disponibilizada. Além disso, serão realizados serviços de fotografia para emissão dos documentos e palestras educativas sobre políticas públicas. O atendimento nos mutirões ocorre de 8h às 17h.
Saiba Mais
- TJMA realiza mutirão com serviços para população em situação de rua
- Mutirão do Diabetes oferece atendimentos gratuitos em São Luís no dia 29 de novembro
- Mutirão para troca de lâmpadas e cadastro na Tarifa Social em São Luís, Imperatriz e Balsas
- Mutirão de Cidadania atenderá público transgênero em abril; saiba como se inscrever
- Mutirão de documentação da trabalhadora rural chega a Barra do Corda
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.