IMPERATRIZ – Hoje (23) é comemorado o dia Nacional da Educação de Surdos. A data foi criada para lembrar as lutas e conquistas a respeito da escolarização de estudantes surdos e integração no ensino regular. Atualmente, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEI) garante a divulgação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o principal meio de comunicação dos estudantes com esse tipo de deficiência.
No Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES – se tornou referência nacional na área da surdez. Além de formular políticas públicas, fornece a completa escolarização de surdos no país e a qualificação de profissionais da área. Para o INES, é importante que além de fornecer o método educacional apropriado, como material de apoio adequado e capacitação de recursos humanos, os portadores de deficiência auditiva possam integrar o sistema regular de ensino.
A assessoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informou que ainda este ano insitutição oferecerá graduação em intérprete de libras no sistema de ensino a distância.
Imperatriz já dispõe de uma Escola Bilíngue para Surdos, inaugurada em 2012, com educação infantil e ensino fundamental regular, e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No dia 24 de abril a Lei 10.436, de 2002, que dispõe sobre a linguagem de sinais foi publicada. A data foi descrita pelas pessoas surdas como o dia de liberdade da expressão gesto-visual de toda a Comunidade Surda do Brasil.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.