Feriado Tiradentes

Historiador fala sobre o 21 de abril, Dia de Tiradentes

Luiz diz que Tiradentes não era herói, transformou-se com a independência do Brasil.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
Historiador fala do feriado de Tiradentes. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Nesta segunda-feira (21), é Dia de Tiradentes, feriado nacional no Brasil. Segundo o historiador Luiz Maia, da Silva Joaquim José da Silva Xavier ficou conhecido com Tiradentes por ter exercido a profissão de dentista e, que, era um homem simples que se tornou um herói nacional.

“Ele foi considerado uma das lideranças, o agitador da Inconfidência Mineira, no final do século XVIII. Um líder popular que fez este trabalho de divulgação para a população na região de Minas Gerais e Rio de Janeiro e quando descoberto o movimento, ele foi preso, mas, ele não era a pessoa mais importante, e sim o mais popular. Não era herói para a Coroa Portuguesa, se transformou em herói depois que o Brasil se tornou independente”, afirma o historiador.

Luiz Maia diz que Tiradentes não era herói, transformou-se com a indepedência do Brasil. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

O historiador explica, ainda, que Tiradentes foi preso depois de se envolver no movimento e, que, tinha entre os seus objetivos o de estabelecer um governo republicano independente de Portugal. “Ele lutava juntamente com seus companheiros pela emancipação do Brasil, queria melhores condições de vida para as pessoas e lutava por um governo republicano primeiro em Minas Gerais, depois no Rio de Janeiro e São Paulo”, ressalta.

Mais sobre Tiradentes

Seu nome completo era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu no ano de 1746, na Fazenda do Pombal, distrito de São João del Rey, em Minas Gerais. Porém, não há registro da data de seu nascimento, apenas do seu batismo. Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792.

Após o enforcamento, seu corpo foi esquartejado. As quatro partes foram postas em alforjes com salmoura, para serem exibidas no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. A casa de Tiradentes em Vila Rica foi demolida e o chão, salgado, para que nada brotasse naquele solo.

oaquim José da Silva Xavier, foi enforcado no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792. (Foto: Divulgação/ Imirante Imperatriz)

A cabeça de Tiradentes foi levada do Rio de Janeiro para Vila Rica, em Minas Gerais e ficou exposta num poste em praça pública. Na terceira noite, foi roubada e nunca mais foi encontrada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.