Eclipse Lunar

Estudantes do IFMA aguardam eclipse lunar nesta madrugada

O pico do eclipse total acontecerá por volta das 4h45. A duração total será de 78 minutos.

Imirante Imperatriz, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
( )

IMPERATRIZ - Estudantes do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), montaram um observatório para o tão esperado fenônomeno da astronomia na madrugada desta terça-feira (15), o eclipse total da Lua.

Serão usados dois telescópios, os mesmos que já capturaram imagens de Júpiter, Urano e Saturno. Cerca de vinte alunos fazem parte do projeto "De olho no céu", desenvolvido no IFMA há três anos, e aguardam ansiosamente os ponteiros do relógio marcarem às 4h45 desta terça, para acompanhar o fenômeno que poderá ser visto em todo Brasil, com mais nitidez na fase final, nas localidades mais a Oeste do país.

No eclipse lunar, a lua, a Terra e o sol estarão em perfeito alinhamento, cobrindo a lua na sombra da Terra.

O astrônomo Jair Barroso, pesquisador do Observatório Nacional, explica que o evento vai começar às 3h, horário de Brasília, quando a Lua já está no lado poente.

“O pico do eclipse total acontece por volta das 4h45 e o final não vai ser visto em algumas regiões a Leste, porque o dia vai clarear, como no Rio de Janeiro”, diz Barroso.

Continua após a publicidade..

A duração do eclipse total, enquanto a Lua ficar totalmente imersa na sombra da Terra, será de 78 minutos.

O nosso satélite natural estará entre a estrela Espiga, a mais brilhante da Constelação de Virgem, e o planeta Marte e apresentará uma tonalidade avermelhada.

“Os raios do Sol que atingem a atmosfera da Terra serão refratados e atingirão a Lua. A atmosfera, então, retém o azul violeta no nosso espectro e passa a iluminar a Lua com uma coloração alaranjada escura”, explica o astrônomo do Observatório Nacional. O fenômeno é chamado de Lua Vermelha ou Lua Sangrenta.

As pessoas nas localidades mais a Oeste do continente, como os estados de Mato Grosso e Amazonas e o Chile poderão acompanhar o eclipse até o final, antes de clarear o dia. As ilhas do Pacífico e a Austrália também terão uma visão privilegiada do fenômeno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.