IMPERATRIZ – A campanha de vacinação contra o vírus HPV começa a partir de 10 de março em Imperatriz. Segundo o primeiro levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 1.228 alunas da rede pública, com idade entre 11 e 13 anos, receberão a vacina.
A estimativa do Ministério da Saúde, baseada nos dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que sejam vacinadas aproximadamente 7.529 adolescentes em Imperatriz.
Uma reunião na manhã de hoje (11) discutiu as estratégias de atuação em campo durante a distribuição das vacinas. A primeira determinação da Semus é que as vacinas serão aplicadas nas entidades e órgãos onde se encontra o público alvo. A aplicação da primeira dose será nas escolas municipais, pois já foi feito levantamento do número de adolescentes na faixa etária a ser vacinada.
Mas a organização reclama da falta de dados das escolas particulares, “nossa maior necessidade é mobilizar os diretores das escolas privadas, com o objetivo de termos acesso aos dados, bem como a quantidade de adolescentes pertencentes ao público alvo”, afirmou um dos organizadores da campanha, Gumercindo Filho.
Para mobilizar as escolas particulares, uma reunião será realizada na próxima sexta-feira (14), às 8h30, no auditório da Semus, com os diretores das escolas particulares de Imperatriz.
Saiba Mais
- Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo
- Vacina contra HPV reduz em 58% casos de câncer de colo de útero
- Governo amplia mobilização de vacina contra HPV em jovens até dezembro
- Pesquisa recomenda ações de prevenção ao HPV focadas em pessoas trans
- Ministério lança estratégia para vacinar 94,4 mil jovens contra o HPV no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.