Balanço

Mais de 60 casos de abuso sexual contra crianças em ITZ

Das 104 ocorrências envolvendo esse tipo de crime registradas pelo Creas, 55 vieram do Conselho Tutelar.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ – Na semana em que é comemorado o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, a importância desses profissionais fica mais evidente diante dos dados apresentados de abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes em Imperatriz. Só este ano, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) registrou 63 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes e 41 casos de suspeita de abuso, deste total de 104 ocorrências, 55 vieram do Conselho Tutelar da cidade, que é divido em área I e II.

Em 2013, os dois pontos de atendimento do Conselho Tutelar na cidade, juntos, registraram 981 atendimentos, que vão desde a garantia de merenda escolar de qualidade até casos de exploração sexual infantil. O número que poderia ser ainda maior se o órgão contasse com uma melhor estrutura e efetivo adequado à demanda.

“Em breve, vamos enviar ao prefeito Sebastião Madeira uma recomendação de implantação de uma nova área do Conselho em Imperatriz. A demanda é muito maior do que nós, com apenas dez conselheiros, podemos atender”, afirmou o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Ariston Di França.

Continua após a publicidade..

O Conselho Tutelar atua há 23 anos no município, e é o órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, por meio da atuação de conselheiros eleitos diretamente pela comunidade. Atualmente, são dez conselheiros atuando em Imperatriz, cinco respondem pela área I, que compreende os bairros entre o Rio Tocantins e a BR-010, e cinco respondem peal área II, que engloba todos os bairros que ficam após a BR-010.

Os dados foram apresentados durante uma cerimônia em comemoração ao Dia Nacional do Conselheiro realizada na manhã desta terça-feira (19) em Imperatriz. Estiveram no evento o defensor público Fábio Carvalho, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares, entre outras autoridades de Imperatirz.

*Com informações da assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.