Educação

Comunidade escolar participa de seminário sobre Educação Fiscal

O evento visa capacitar os agentes sobre a função do tributo e aplicação dos recursos na gestão escolar.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ – Nesta segunda-feira (4), o colegiado escolar, professores e gestores de escolas públicas de Imperatriz participaram de um seminário sobre o Programa Nacional de Educação Fiscal (PEF), que visa sensibilizar estes agentes sobre a função sócioeconômica do tributo e acompanhamento da aplicação dos recursos na gestão escolar.

Foi discutido, por meio de palestras durante o seminário, a função social dos tributos, prestação de contas, transparência e controle social. Segundo o coordenador do Programa Nacional de Educação Fiscal (PEF) pela SEFAG, Francisco de Assis Filho, no Brasil os cidadãos pagam uma carga tributaria alta e nem sempre o retorno é garantido pelo poder público. “Este seminário visa incentivar a população a fiscalizar sobre a aplicação dos recursos públicos e também como gerir este recurso que vem do governo federal na gestão escolar”, afirma.

De acordo com coordenador do PEF pela Secretaria de Educação (Seduc), Luis Câmara a capacitação tem a função de formar multiplicadores com o propósito de tratar da função social dos tributos e a sua relação com a educação para fortalecer a participação do cidadão na gestão governamental. “A idéia é que estas pessoas presentes aqui na formação sejam multiplicadoras quando voltar a escolas de origem. Para que cada vez mais as escolas recebam recursos. Se a instituição souber onde recorrer e estiver em dia com seus direito e deveres melhor ainda,” ressalta o coordenador.

A formação será estendida para os demais municípios da Região Tocantina. Nesta terça-feira (5) será em Açailândia, depois segue para a Barra da Corda, Caxias e em outras cidades do Estado. Em São Luís será no dia 12 de novembro.

O programa

O Programa de Educação Fiscal (PEF) foi criado pelo governo do Estado, é coordenado pela SEFAG e pela SEDUC. Tem a missão de contribuir para a conscientização do cidadão sobre seus direitos e deveres, relativamente aos tributos e á aplicação dos recursos, públicos incentivando o controle social para efetivo exercício da cidadania. No Maranhão tem disponível o portal da transparência na internet que permite o acompanhamento dos gastos do governo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.