Imperatriz

Começa a Conferência Municipal de Saúde de Imperatriz

No evento serão escolhidos dez suplentes e dez titulares para o Conselho Municipal de Saúde.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

IMPERATRIZ – Após a decisão judicial favorável, expedida pela Vara da Fazenda Pública da comarca de Imperatriz, a Conferência Municipal de Saúde está durante todo o dia de hoje(27). O evento ocorre no auditório da Secretaria de Saúde até 18h.

A temática abordada é ‘Construindo a organização das redes de atenção à saúde’. Faz parte da programação, assuntos como o acesso aos serviços de saúde, a integração e o planejamento em saúde, gestão do trabalho e educação em saúde, entre outras discussões.

A Conferência conta, também, com a participação da representante do Ministério da Saúde, Isabel Sena.


[e-s001]

Continua após a publicidade..

Segundo Daniel Pereira de Sousa, um dos assessores do evento, a realização da Conferência é de suma relevância para a população de Imperatriz, em razão de discutir os problemas e apresentar soluções para as dificuldades existentes no Sistema Único Saúde(SUS). “Temos a participação de universitários, representantes da saúde, usuários do SUS’, observa.

No final da Conferência serão eleitos os novos conselheiros de saúde: dez suplentes e dez titulares. Os escolhidos serão os responsáveis para discutir, aprovar e fiscalizar a gestão de recurso público de saúde. “O processo de escolha se tiver mais de uma chapa vai se instalar a disputa dos delegados que estão previamente inscritos em cada seguimento. Serão eleitos por aclamação dos representantes, se não houver disputa dos seguimentos juntos, poderão dizer se aceitam ou não chapa”, explica Daniel Sousa.

Conferência de Saúde reúne representantes de vários segmentos da sociedade. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

Para a enfermeira Tassiana Miranda Brandão, o evento significa o momento de discussão e de busca de soluções para a saúde do município. “É muito importante a participação de todos neste evento, porque aqui serão discutidos assuntos pertinentes que interessam tanto a população com a gestão municipal,” ressalta a enfermeira.

Já para Floraci Maria Silva, atual representante do Conselho que segue com mandato até o dia 10 de outubro, diz que a comunidade tem o direito de participar das decisões e debater sobre a saúde pública do município. “A saúde do município tem as suas dificuldades, não posso dizer que não teve eventos, e o Conselho de Saúde precisa ser atuante e funcionar com o órgão fiscalizador em prol da população”, afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.