Racismo

Representantes de ITZ participam da Conferência da Igualdade Racial

O evento será de 14 a 16 em São Luís e irá discutir políticas públicas de enfrentamento ao racismo.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

IMPERATRIZ- Representantes do Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNC), e do Grupo de Estudos Afro Brasileiro do Instituto Federal do Maranhão(IFMA) irão participar da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (III COEPIR), será realizada em São Luís no período de 14 a 16 de agosto, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para o estudante de jornalismo e membro do CCNC, Railson Lima, o evento é uma oportunidade de debater políticas públicas para o enfrentamento ao racismo. “Um evento de suma importância, onde iremos discutir sobre a igualdade racial. A ideia é levar as experiências adquiridas em Imperatriz e regiãoe realizar esta troca de saberes e experiências. Na ocasião serão eleitos algumas pessoas para representar o Estado na Conferência nacional,” afirma o estudante.

O evento é uma realização do Conselho Estadual de Política de Igualdade Étnico-Racial (Ceirma) em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Casa Civil e da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir) e tem como foco reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade maranhense com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Maranhão e no Brasil.

Serão discutidos ainda durante a Conferência estratégias de políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios, os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a criação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) dentre outras temáticas.

CCN

O Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCN), é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2002, que visa lutar pela construção de uma sociedade sem discriminação racial. Uma preocupação constante do CCNC tem sido discutir a Lei Federal 10.639/03 que implantou o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas do país.O CCNC é aberto ao público e tem desenvolvido eventos de capacitação de docentes, disponibilização de uma mini biblioteca e de matérias audiovisuais, orientação em pesquisas, realização de palestras em escolas entre outras ações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.