IMPERATRIZ – Uma blitz bastante movimentada e a realização de palestras educativas nas Unidades Básicas de Saúde (USB), realizadas nesta quinta-feira (7) marcaram o encerramento das atividades da 5ª Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno. O objetivo principal das ações, segundo a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente (PSCA), Valéria Moreira, foi levar informações as mães e gestante sobre a importância de se amamentar.
“Nossa meta principal é fazer com que as mães tomem conhecimento que o aleitamento materno exclusivo pelo menos até seis meses de vida, reduz os óbitos infantis. Temos esta preocupação, até porque trabalhamos em prol da redução da mortalidade infantil, e o aleitamento materno é umas das ações que incentiva a redução nesses índices”, ressaltou.
Durante a semana foram realizamos pit stop, capacitações para funcionários, distribuição de material informativo e atividades com gestantes e mães com entrega de brindes e sorteios. Toda mobilização foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos diversos programas que compõe a pasta em parceria com Hospital Regional Materno Infantil.
Leite Materno
Fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, o leite materno é um alimento completo que previne contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. O leite humano, em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o índice de diarreia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.
*Com informações da assessoria.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.