IMPERATRIZ - A partir desta segunda-feira (22), em oito Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz, serão realizado testes de HIV e sífilis, exclusivamente em gestantes e seus respectivos parceiros. Os demais usuários devem continuar buscando o serviço no departamento de DST/AIDS, na unidade do Parque Anhanguera, e no Hospital Regional Materno Infantil.
Na última segunda-feira (15), o Departamento de Atenção Básica, recebeu do Ministério da Saúde um lote de 1.000 unidades de teste rápido, como parte das ações preconizadas pelo programa Rede Cegonha.
Lançada em março de 2011 pelo Governo Federal, a Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. Ela terá atuação integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher. Uma capacitação foi realizada pela Secretaria de Saúde para repassar as informações e fazer o atendimento necessário durante a realização dos testes nas unidades.
Segundo o Coordenador do Departamento de Atenção Básica, Anderson Nascimento, “apesar da sífilis ser uma doença infecciosa de tratamento fácil, rápido e barato, a bactéria também pode infectar o bebê durante a gravidez, causando graves problemas de saúde na criança, levar ao aborto espontâneo ou morte perinatal. O diagnóstico precoce e o tratamento da gestante são medidas simples e eficazes na prevenção dessa forma da doença. Se tratando do HIV, o diagnóstico precoce constitui a primeira etapa de uma série de medidas profiláticas que objetivam evitar a transmissão vertical (da mãe para o feto), por isso a realização do teste rápido durante a execução do pré-natal é de fundamental Importância”.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.