IMPERATRIZ – O saguão do Aeroporto Renato Cortez Moreira ficou lotado, na tarde deste sábado (13). Entoando cânticos alegres, com faixas, cartazes e palavras de boas-vindas, escritas em francês, a Diocese de Imperatriz e a Comissão de Juventude receberam 41 franceses católicos, que ficarão hospedados em casas de famílias das paróquias.
A chegada dos franceses marca o início da Semana Missionária, que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Eles participarão de atividades culturais, sociais e religiosas, nas diversas paróquias. Está prevista a visitação de famílias nas comunidades, em instituições sociais e pontos turísticos, além da participação nas missas.
Hilderson Alves, coordenador da Pastoral da Juventude, foi o jovem escolhido para representar a Diocese de imperatriz nos Atos Centrais (momentos presididos pelo Papa: abertura, a acolhida do Papa, a via-sacra e a vigília que culmina com a Missa de Envio, no encerramento do evento) junto ao Papa Francisco.
“Tinha que ser um jovem, até 29 anos, e que representasse o movimento de Pastoral. Foram citados alguns nomes e o bispo Dom Gilberto foi quem decidiu. Será um privilégio estar perto do Papa e para mim é uma oportunidade única, porque esse novo papa é sinônimo de mudança na nossa igreja”, disse o jovem Hilderson.
O padre Paulo Roberto, da Diocese de Imperatriz, estudou na França por dois anos, onde fez especialização em Teologia e especialização em Sagrada Escritura. Ele foi o responsável pela vinda dos franceses à Imperatriz.
“Lá na França, durante esses 2 anos, eu estive engajado pastoralmente numa diocese e fiz o convite. Eles aceitaram de forma muito prazerosa, para conhecer e trocar experiência”, comentou o padre.
Os estrangeiros falaram sobre a expectativa para a Jornada e a recepção dos imperatrizenses.
“Para nós, franceses, a igreja é muito velha, então nós precisamos desse rosto jovem da igreja. Para a organização da Semana nós confiamos na equipe local que com certeza preparou muito bem a nossa estadia”, disse um dos estrangeiros.
A Semana Missionária serve de preparação para a JMJ. Vai permitir aos jovens um contato maior com pessoas de outras nacionalidades. Cerca de 700 pessoas da Diocese de Imperatriz vão participar do maior evento católico no Rio de Janeiro.
“Nossa Igreja, toda a Diocese se alegra nesse momento festivo. Desde o ano passado, quando passou a cruz da JMJ, tá todo mundo imbuído desse sentimento. Nossa igreja é universal, então o mundo inteiro nesse período está feliz com essa grande festa”, disse o padre Valdeci, da paróquia de Fátima.
A Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II e teve a primeira edição em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. A JMJ é um momento de intensa catequese que objetiva a evangelização da juventude e a fortificação da fé. A JMJ será realizada nos dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro e contará com a presença do papa Francisco.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.