IMPERATRIZ- Familiares e amigos acompanharam, na manhã desta segunda-feira (1º), o velório e enterro do gráfico e escritor José Matos Vieira, 91 anos, fundador do jornal O Progresso, o primeiro jornal impresso em circulação de Imperatriz fundado em 3 de maio de 1970. Vieira faleceu na manhã desse domingo (30) no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), onde estava internado desde sábado, por insuficiência respiratória, devido a uma pneumonia.
Durante o velório, realizado no interior da Igreja de Santa Teresa D´ Ávila, padroeira da cidade, representantes de vários segmentos da sociedade foram prestar solidariedade à família enlutada.
De acordo com Sérgio Henrique Godinho, administrador do jornal O Progresso, no qual José Vieira fundou em companhia do jornalista Jurivê Macedo (já falecido), reconheceu a importância do gráfico para a comunicação de Imperatriz. Sérgio Henrique observou que Vieira deixa um legado para a história da cidade e do próprio jornal.
“Ele não foi apenas o ícone da Imprensa em Imperatriz, o Vieira, foi o fundador do jornalismo impresso na cidade. Um homem à frente da época dele, viu um potencial na cidade e transformou em notícias. Cumpriu a sua missão deixando registrada nas páginas do jornal”, ressalta.
O advogado, Antônio Torres definiu a morte de José Vieira como uma grande perda para a história da comunicação imperatrizense. “O Vieira foi um homem, jornalista e um pai de família exemplar. Tínhamos uma relação boa, meu companheiro de caminhada na Beira Rio que representou muito para o jornalismo na cidade e, merece ser lembrado e homenageado”, destaca o advogado.
O apresentador de TV Ernando Farias Timóteo, amigo pessoal e conterrâneo de Vieira, relata que o jornalista foi um cidadão de coragem e teve uma história de vida social exemplar.
‘Meu conterrâneo, de Caxias a amigo, fez um trabalho social em Imperatriz muito bom, um homem de coragem, um grande cidadão, que veio do Marabá e aqui realizou por mais de 40 anos um trabalho bonito, diz.
O enterro aconteceu no fim da manhã no Cemitério Campo da Saudade, no bairro Santa Inês.
Em nota, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte de José Matos Vieira. Segundo a nota, José Matos era um marabaense que se tornou um dos homens mais importantes da história de Imperatriz, pioneiro do ramo gráfico e fundador do primeiro jornal da cidade.
Por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Roseana enviou condolências aos familiares e amigos. “Tenho certeza que Imperatriz saberá eternizar a história exemplar de um dos homens mais respeitáveis do nosso tempo”, declarou a governadora.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.