IMPERATRIZ – O juiz Armindo Reis Nascimento Neto, diretor do fórum e titular da 2ª Vara, interditou o prédio da comarca de Porto Franco, distante 92 km de Imperatriz, depois que um laudo da Vigilância Sanitária atestou que o local oferece risco à saúde dos servidores. Eles decidiram, nesta quarta-feira (20), paralisar as atividades e garantem que só vão retornar se forem transferidos para outro imóvel. A principal reivindicação da categoria é a melhoria na estrutura física do local de trabalho. Desde que foi construído, na década de 80, o prédio cedido pela prefeitura ao Tribunal de Justiça (TJ-MA) não passou por nenhuma reforma e, antes, sediava um hospital.
O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus) já havia cobrado providências do TJ-MA, fez denúncias e os servidores solicitaram uma vistoria da Vigilância Sanitária municipal. O relatório apresentado pelo órgão confirmou que o prédio é uma ameaça à saúde dos funcionários, pela transmissão de doenças como leptospirose. Foi constatada a presença de fezes e urinas de ratos nas salas. Os servidores fizeram fotos dos ratos em meio aos processos para comprovar a denúncia. Até água eles têm que comprar para beber, porque a do bebedouro pode estar contaminada.
Continua após a publicidade..
“A gente não tem como atender bem o público se a gente vê rato por todo lado, só vamos voltar trabalhar em outro espaço físico”, disse Maria de Jesus, servidora do fórum.
A construção do novo prédio do fórum foi iniciada em 2011 e tinha um prazo de 180 dias para a conclusão, mas as obras estão paradas. Os servidores aguardam um parecer do TJ-MA, para decidir se continuam, ou não, de braços cruzados.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias