IMPERATRIZ - Uma cooperativa de mulheres de Imperatriz usa a fibra da bananeira para produzir belos trabalhos artesanais. Um dos objetivos da cooperativa é produzir o artesanato de forma sustentável e respeitando o meio ambiente. Além do lado terapêutico, desta forma, ainda é possível complementar o orçamento doméstico.
Veja, ao lado, na reportagem de Tátyna Viana e Macedo Neto.
A fibra seca, cortada em tirinhas, colorida, vem do tronco da bananeira. Um trabalho feito cuidadosamente desde a colheita no bananal. Com o auxílio da instrutora do Sebrae, as integrantes da Cooperativa das Mulheres do Artesanto e Decoração de Imperatriz (Comadri), aprenderam novas técnicas usando a fibra da banana. Aos poucos, foram surgindo porta-joias, caixinhas para presente, jogo americano e suporte térmico para garrafas.
A luz das lâmpadas valorizaram ainda mais a armação das luminárias. Abajur para quarto, decorar salas. É o artesanato que combina com a criatividade. Antes o trabalho das cooperadas utilizava apenas o coco babaçu como matéria-prima.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.