IMPERATRIZ - Amanhã (13), comemora-se o Dia do Economista. Em Imperatriz, um fórum discutiu as perspectivas da economia na região e o mercado para os novos profissionais. Como a economia atravessa um bom momento na região, profissionais liberais e professores resolveram comemorar o Dia do Economista com a discussão de temas voltados ao assunto.
Veja, ao lado, na reportagem de Jeremias Alves e Antônio José Carneiro.
Na quinta edição do fórum, temas importantes em pauta, como o mercado de trabalho e as expectativas dos profissionais de Economia no Maranhão. Uma oportunidade para professores, acadêmicos e profissionais de diferentes áreas discutirem os avanços da profissão nas últimas seis décadas.
O profissional de Economia, de acordo com a lei que regulamenta a profissão, pode atuar em vários seguimentos, desde consultoria, planejamento econômico e outras atividades financeiras. O curso de nível superior tem quatro anos de duração. Nos últimos anos, deixou de ser referência apenas para os homens, como maioria. É cada vez maior o número de mulheres cursando e se formando em Economia. Com o dinamismo econômico de Imperatriz, a cidade já supera a capital nos índices de novos profissionais.
De acordo com o Conselho Regional de Economia do Maranhão, em 2001, Imperatriz tinha apenas dez economistas em exercício da função. Hoje, são 98 credenciados pelo conselho. Quanto ao ensino superior, também, há uma vantagem considerável. A média anual de novos profissionais formados na cidade é de 23%, enquanto que, em São Luís, é de apenas 3,6%.
Em todo Estado, ainda segundo o conselho, existem 978, economistas credenciados. Só em Imperatriz, neste semestre, mais oitenta profissionais estarão aptos para o mercado de trabalho.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.