Óxi, a nova droga

Polícia em alerta para evitar entrada do óxi em Imperatriz

Por enquanto, ainda não há certeza se droga apreendida na cidade é mesmo o óxi.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h38

SÃO LUÍS - Nesta semana, no quadro Você quer saber, do Bom Dia Mirante, o assunto mais votado foi "Óxi, a nova droga". A apreensão de uma quantidade de droga com características semelhantes ao óxi deixou a Polícia Militar (PM) em alerta. Por enquanto, ainda não há certeza se a droga apreendida é mesmo o óxi. Mas a facilidade de circulação da droga que tem os efeitos mais nocivos que o crack vai levar o Serviço de Inteligência da PM a fazer cursos para a identificação do entorpecente.

Veja, ao lado, na reportagem de Mônica Brandão e José de Ribamar.

Segundo o comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ainda não houve apreensão de óxi na região Tocantina. Mas a foto de uma apreensão feita no ano passado e divulgada só agora pela PM apresenta um tipo de droga, que, segundo o Serviço de Inteligência, tem a mesma base do crack. Assim como o óxi, porém, é produzida com a mistura de outras substâncias, também, muito nocivas. A droga ainda não foi identificada.

Continua após a publicidade..

Uma apreensão de óxi, feita pela PM do Tocantins, na semana passada, preocupou o comando da PM em Imperatriz, porque a cidade faz divisa com o Tocantins. Esta preocupação fez o comando preparar uma capacitação para os policiais do Serviço de Inteligência, para que eles saibam identificar o novo tipo de droga.

Uma das grandes dificuldades na identificação, é que tanto o crack quanto o óxi, além de ter a mesma base, é consumida de maneira parecida, na maioria das vezes, por meio de cachimbos. O crack é a mistura da pasta base de cocaína com bicarbonato de sódio enquanto o óxi é mais nocivo porque, além da pasta base, tem cal na composição e, ainda, algum tipo de combustível, como querosene e gasolina. Apesar do óxi ainda não ter sido encontrado na cidade, a PM permanece vigilante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.