Região Tocantina

João Lisboa comemora 49 anos de emancipação política

João Rodrigues/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h44

JOÃO LISBOA- O município de João Lisboa, a 12 km de Imperatriz, comemora nesta quarta-feira (22), 49 anos de emancipação política.

Desde a emancipação,em 22 de dezembro de 1961, há seis dias após a sua criação, João Lisboa passou por muitas transformações que o colocaram na lista de municípios que mais se desenvolveram na Região Tocantina nos últimos vinte anos.

Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado este ano, o município possui 20.381 habitantes tendo como fonte de renda a agricultura, pecuária e o comércio.

A prefeitura anunciou uma vasta programação para todo o dia. Em sua mensagem a população, o prefeito Emiliano Menezes fez um balanço positivo de sua gestão e anunciou como presente de aniversário, uma série de obras para o ano que vem como resultado da parceria com o Governo do Estado: bloqueteamento de ruas da Vila Emiliano, quadra poliesportiva coberta no bairro Cidade Nova, revitalização do balneário do riacho Murajuba, e bloqueteamento de ruas da Vila Sálvio Dino.

Histórico

João Lisboa também é conhecida por “Gameleira”, uma homenagem a uma árvore nativa encontrada no lugar e ainda foi o nome dado ao primeiro povoado, surgido em 1930 pelo desbravador Joaquim Alves da Silva.

O nome João Lisboa é uma homenagem ao escritor maranhense João Francisco Lisboa.

A cidade, distante 650 de São Luís, é cortada pelas rodovias estaduais Pedro Neiva de Santana, MA-122, e ferrovia Norte-Sul, um dos marcos de inauguração dessa ferrovia, ocorrida na administração federal José Sarney, fica perto da cidade, no lugar chamado “Pé de Galinha”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.