IMPERATRIZ - A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) está realizando uma operação de manutenção de todo o sistema de captação e distribuição de água de Imperatriz. As três bombas que integram a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no Parque do Buriti, passam por reparos e limpeza separadamente, o que descarta risco de interrupção no fornecimento de água para a população.
Em visita de trabalho à Imperatriz terça-feira (24), o presidente da Caema, João Reis Moreira Lima, disse que, ao tomar conhecimento da precariedade do sistema, a diretoria da empresa determinou a imediata manutenção para evitar um colapso no fornecimento de água para a cidade. Há vários anos as bombas não recebiam manutenção.
“Quando nós assumimos, tinham duas bombas funcionando precariamente. Havia uma terceira bomba que estava parada. Nós recuperamos e trabalhamos para elas terem um pouco mais de vida útil”, explicou o presidente.
Urgência – João Moreira Lima disse que, ao tomar conhecimento das condições críticas de operação da Estação de Tratamento em Imperatriz, a governadora Roseana Sarney determinou que, além da manutenção de rotina, todo o sistema seja recuperado em definitivo, processo que deverá se estender por cerca de 15 dias. O serviço possibilitará o aumento na vazão da água a ser distribuída para toda a cidade.
“A governadora, que tem um grande carinho por Imperatriz, determinou que, independentemente da recuperação dessas bombas, a Caema disponibilizasse um volume maior do líquido para a cidade”, disse o presidente da Caema.
A equipe da empresa também está fazendo os ajustes nos quadros elétricos, assim como a troca do conjunto girante das bombas, a parte de motores, eixos, buchas, rolamentos, entre outras peças. “Além disso, aumentamos o diâmetro do motor para propiciar um aumento da vazão produzida de água bruta”, informou João Moreira Lima.
O presidente da Caema descartou a possibilidade de interrupção no fornecimento de água durante a manutenção do sistema da empresa. “Quanto a manobras no abastecimento em determinados setores da cidade, se tiver que existir, será depois que essas três bombas forem recuperadas e depois que trocarmos os sinos das bombas da elevatória de água tratada. Eu acredito que será em torno de 5% para melhorar a pressurização em algum trecho da cidade”, adiantou o presidente.
Manobra é quando a empresa alterna a distribuição de água nos bairros para atender alguma ação emergencial. João Moreira Lima disse também que o Governo do Estado fez o levantamento e está realizando a licitação para a obra de ampliação da distribuição de água tratada nos bairros de Imperatriz. A obra está prevista para ser realizada em 2010 e deve beneficiar até 90% dos bairros da periferia.
Avaliação - Ao fazer uma avaliação sobre as condições em que recebeu a Caema, João Moreira Lima ressaltou que a empresa enfrentava muitos problemas que já estão sendo solucionados. Em São Luís, o maior deles diz respeito ao Sistema Italuís, que depende de grandes investimentos, cujos recursos o governo está buscando.
“Aqui em Imperatriz, o sistema de esgoto está inoperante e o sistema de água em vias de colapso. Em São Luis, o sistema de esgoto também tem problemas. Havia umas 30 elevatórias de esgoto paralisadas. As estações de tratamento não funcionavam e o esgoto estava sendo lançado nas praias. A governadora determinou estudo para a recuperação de todos esses sistemas, não só da capital, como também do interior do estado. A idéia é de que eles voltassem a operar como operavam anteriormente”, detalhou João Moreira Lima.
Também estão sendo disponibilizados recursos para melhorar o abastecimento de água de várias cidades do Maranhão com a limpeza e construção de novos poços, troca de equipamentos das elevatórias de esgoto, recuperação de adutoras, impermeabilização de elevatórias de água, entre outras atividades.
Mais
Além da maior produção de água, a Caema está recuperando o sistema de esgotamento sanitário de Imperatriz. Além da recuperação está sendo feita a limpeza na lagoa de estabilização de esgoto.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.