IMPERATRIZ - O período chuvoso acende o alerta contra a dengue em Imperatriz. As equipes da Secretaria de Saúde estão percorrendo as residências para orientar a população a evitar os criadouros do mosquito transmissor da doença.
A bandeirinha indica que a residência está sendo vistoriada. Os agentes de endemias fiscalizam todos os recipientes que podem acumular água nos quintais. Mesmo quando não são encontradas as larvas do mosquito da dengue, tudo é registrado, para o controle da vigilância epidemiológica. Em uma residência no bairro Vila nNva, para a surpresa da dona da casa, foram encontradas várias larvas dentro de uma latinha com água e um pé de abacate. Depois das amostras de larvas coletadas, no caso das latas, elas têm que ser furadas para o vazamento da água.
Continua após a publicidade..
No Parque Santa Lúcia é comum os moradores utilizarem depósitos para armazenar água, por causa do abastecimento irregular. Nesses recipientes os agentes colocam larvicida, proporcional à quantidade de litros de água. É preciso estar atento. Até as garrafas de vidro postas nos muros para inibir a ação de ladrões são favoráveis para a proliferação do mosquito no período chuvoso, por causa do acúmulo de água. O trabalho dos agentes é só o primeiro passo no combate à dengue.
As visitas dos agentes de endemias são divididas em ciclos. Este é o sexto e último ciclo de 2009. Até o dia 23 de dezembro todas as residências têm que ser vistoriadas pelos agentes.
Saiba Mais
- Apenas 22% dos adolescentes no Maranhão receberam 2ª dose da vacina contra a dengue
- Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
- Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue
- Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024
- Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias