IMPERATRIZ - A Secretaria de Saúde de Imperatriz, por meio do Programa de Controle da Tuberculose, está promovendo uma campanha de prevenção da doença no município. Por determinação do prefeito Ildon Marques (PMDB), foram investidos mais recursos nas ações em parceria com o Ministério da Saúde. Os resultados obtidos pelo programa de controle da doença superam as expectativas dos técnicos da área, tanto em nível municipal como estadual e federal.
Segundo Menildes Paixão Ribeiro, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Imperatriz, foi elaborado um comparativo, de acordo com o banco de dados, e foi constatado que em 2003 foram notificados 169 casos da doença e em 2004 foram registrados 195.
De acordo com os registros, em 2005 ( início da gestão atual), foram registrados 160 casos de tuberculose, enquanto, em 2006, foram 138 e, em 2007, foram registrados 104 casos da doença.
Segundo Rosângela Curado, secretária Municipal de Saúde, a Prefeitura está investindo na prevenção e no tratamento da doença. “Fornecemos uma cesta básica mensal (com recursos do município) a todos os pacientes em tratamento, uma vez que é de extrema importância que também cuidemos da alimentação, da parte nutricional, para que se obtenha mais sucesso no tratamento clínico”, destacou a secretária.
Ela ressaltou que os bons resultados obtidos pelo programa foram reconhecidos por órgãos de saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal. O município já foi agraciado com um prêmio do Ministério da Saúde, no início da gestão Ildon Marques, pelo excelente desempenho no controle da doença com ações preventivas e de estímulo aos pacientes para a continuação do tratamento.
“Essas ações tiveram prosseguimento e, em 2007, a taxa de abandono foi somente de 1%. O percentual de cura subiu para 84%”, assegurou Rosângela Curado. Hoje, o Programa de Controle da Tuberculose em Imperatriz está atendendo 65 pacientes, cujo tratamento se estende por seis meses. Quinze casos foram notificados no primeiro trimestre deste ano. Em 2007, foram 50 no mesmo período.
A campanha foi lançada no último dia 28, no Centro de Saúde Dr. Milton Lopes. Com o tema “Tuberculose, vamos juntos combatê-la”, a campanha é composta de palestras, material informativo e educativo, além de teatro e shows.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.