IMPERATRIZ - Por causa do período de chuvas, a dengue está avançando rapidamente em Imperatriz. Só no mês de janeiro, foram constatados pela Vigilância Epidemiológica mais de 70 casos no município. E ainda existem casos não registrados, porque os pacientes às vezes não procuram atendimento médico. Para conter o avanço da doença, o prefeito Ildon Marques decretou estado de emergência por 30 dias, com o objetivo de restabelecer as condições de saúde necessárias ao controle da epidemia e evitar a perda de vidas humanas.
Já foi registrado caso de dengue hemorrágica com morte, e outros suspeitos aguardam confirmação laboratorial, fato que está preocupando os gestores da saúde no município. No Decreto nº 11, de 13 de fevereiro de 2008, o prefeito Ildon Marques informou que a Secretaria Municipal de Saúde, a Defesa Civil e os demais órgãos da Administração Municipal, no âmbito de suas atribuições, estão implementando medidas de execução imediata que se fizeram necessárias para limitar os riscos à comunidade. Com esse decreto, o município pretende – por meio de um Plano Emergencial - conter a crise na área da saúde pública em Imperatriz, devido ao aumento preocupante dos casos de dengue, além do número de internações nos hospitais públicos, privados e conveniados com o SUS.
Ações emergenciais
Continua após a publicidade..
Está sendo implementado o serviço de nebulização e borrificação domicilar em pontos estratégicos da cidade, assim como ações educativas/preventivas da população. Isso porque, sem o apoio dela, a Prefeitura não obterá sucesso nessa luta contra o avanço da dengue no município.
Dentro do contexto dessas medidas, está a contratação de 80 agentes de Saúde Pública, pelo prazo de 60 dias, para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti e no controle da dengue no município.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias