SÃO LUÍS - Paralelo às obras de construção da Usina Hidrelétrica Estreito, na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins, acontecem também obras de pequeno e médio porte, relativas a melhorias na infra-estrutura das cidades situadas ao longo do futuro reservatório da usina.
Essas obras são frutos dos termos de compromisso mútuo firmados entre as prefeituras e a UHE Estreito. Nesses documentos, também chamados de "acordo social", a Usina se compromete em investir recursos, a título de responsabilidade social, para a melhoria dos serviços públicos nos municípios abrangidos.
"O acordo social é mais um diferencial da Usina de Estreito", define o gerente de Relações Institucionais da UHE Estreito, Márcio Silva, explicando que as ações, realizadas sempre em parceria com as prefeituras, têm foco nas áreas de educação, segurança, meio ambiente e infra-estrutura, "elementos estratégicos para o crescimento das cidades".
No pacote de obras, estão em andamento a construção de uma praça pública em Aguiarnópolis e do Instituto Médico Legal (IML) de Tocantinópolis, no Tocantins; as ampliações das escolas Joana D'Arc, Leandro Brandes, José Reinaldo Tavares e 8 de Março, em Estreito, no Maranhão; e a reforma e recuperação do Centro Administrativo de Estreito, local onde funcionará algumas secretarias municipais.
Esta semana também começou a construção da Delegacia de Polícia Civil de Estreito, referente ao convênio assinado entre a UHE Estreito e a secretaria de Segurança Cidadã do Estado do Maranhão, e do Pelotão da Polícia Militar de Estreito, referente ao mesmo convênio, que visa, dentre outros objetivos, melhor aparelhar as polícias militar e civil da região para dar mais segurança e tranqüilidade à população.
As etapas de construção de três salas de aula na escola Vitor Dias, em Darcinópolis, mais duas salas de aula na escola Tia Lilá, de Palmeiras do Tocantins também evoluem, juntamente com a edificação do Centro de Treinamento com quadra poliesportiva, piscina e espaço para lazer com palco, em Filadélfia, além do centro comunitário da cidade.
Além das obras já iniciadas, existem também as que estão em fase de projeto, como a construção do Conselho Tutelar, secretaria municipal de
Educação, matadouro público, escola municipal, Associação dos Pescadores, creche, prédio de uma rádio comunitária, cemitério e posto de saúde, na cidade de Babaçulândia, no Tocantins.
Já os serviços de construção da Delegacia da Polícia Civil, Cipama - Companhia Independente de Polícia Ambiental e Pelotão da Polícia Militar, em Aguiarnópolis (TO), e a implantação de Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto, na cidade de Babaçulândia estão em fase de contratação de empresa para execução dos trabalhos.
Outras obras previstas são: posto de saúde e escola moderna, Aguiarnópolis; Casa do Idoso, Conselho Tutelar e Câmara Municipal, em Darcinópolis; Abrigo para Idosos e Corpo de Bombeiros, em Estreito; Associação de Barraqueiros e Conselho Tutelar, em Filadélfia; Posto de Saúde, em Palmeiras do Tocantins, entre outras.
"A realização dessas obras amplia ainda mais a parceria da Usina de Estreito com as prefeituras", destacou o gerente da UHE Estreito, Márcio Silva.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.