Estreito

Usina lança campanha contra AIDS neste sábado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h50

SÃO LUÍS - A Usina Hidrelétrica Estreito lança neste sábado (1º), às 18h, na Praça da Liberdade, no centro de Estreito, sul do Maranhão, uma ampla campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A ação busca melhorar a qualidade de vida da população por meio da conscientização sobre os cuidados que se deve ter para evitar o avanço da doença.

A abertura da campanha, cujo mote é “Prevenção - tome essa atitude na luta contra a AIDS”, será marcada com uma noite cultural com a participação de alunos de escolas municipais e população em geral. A abertura ficará a cargo da dupla sertaneja Galego e Adriano. Os artistas locais farão uma apresentação ao vivo, animando os moradores e intercalando, entre uma música e outra, mensagens sobre a importância do uso da camisinha para a prevenção da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, incutindo, sobretudo nos jovens, a cultura da prevenção para evitar a contaminação pelo vírus HIV/Aids.

Para a gerente de Projetos Sociais da UHE Estreito, Nilva Mariano, a ação busca fomentar entre a população a cultura da prevenção. “Buscamos uma mudança de hábitos relativos à saúde. As pessoas mais orientadas podem se prevenir melhor, evitando doenças como a AIDS e outras, além de uma gravidez indesejada, principalmente na adolescência”, comentou a idealizadora da campanha.

No local, serão distribuídos 13 mil preservativos doados pela Secretaria Municipal de Saúde de Estreito. Profissionais de saúde e comunicação estarão à disposição dos participantes para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos específicos. Haverá também medição de pressão arterial e distribuição de material informativo.

Após o show, será iniciada uma espécie de competição entre as escolas envolvidas. Os alunos, divididos em grupos de seis, irão apresentar músicas no estilo rap abordando a prevenção da doença. A melhor composição original ganhará prêmios como máquina digital com impressora. A população presente escolherá a escola vencedora e a animação das torcidas também contará pontos.

A programação se estenderá aos municípios de Palmeiras do Tocantins e Aguiarnópolis, no Tocantins. Ao longo da semana, de 1º a 7 de dezembro, equipes de saúde estarão proferindo palestras nas escolas dos municípios, visitando motéis, bares e prostíbulos, sensibilizando os moradores para a prevenção da AIDS.

As equipes estarão, ainda, em estandes móveis posicionados nos postos fiscais, rente à BR 010, no sentido Estreito-Carolina, esclarecendo aos moradores, sobretudo caminhoneiros e trabalhadores da obra da Hidrelétrica Estreito que passam pelo local diariamente. A campanha envolve também ampla divulgação nos meios de comunicação locais como faixas de ruas, carros de som, anúncios nas rádios, panfletagem e distribuição de cartazes. A idéia é reforçar o trabalho das secretarias de saúde dos municípios, que todos os anos realizam ações nesse sentido. Desta forma, a campanha contra a AIDS busca conter a propagação do HIV entre a população e, com as atividades, espera-se incentivar o engajamento de todos os setores da sociedade na luta contra a doença.

Para simbolizar a campanha, haverá no local do evento (Praça da Liberdade) o laço vermelho símbolo do combate à AIDS. O laço vermelho foi criado em 1991, pela Visual AIDS, grupo de profissionais de arte de Nova Iorque em homenagem aos amigos mortos ou infectados pelo vírus da Aids. A idéia foi baseada na união das duas pontas de uma fita em forma de um abraço, simbolizando a solidariedade. O laço popularizou-se quando artistas famosos começaram a usá-lo, mostrando para o mundo o compromisso na luta contra a AIDS. A cor vermelha foi escolhida por lembrar o sangue e a paixão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.