Saúde

População é orientada para prevenir dengue

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h54

IMPERATRIZ - Sempre que chega o período de chuvas, um problema volta à tona: os casos de dengue. E junto vêm as doenças respiratórias, que elevam os atendimentos nos hospitais e postos de saúde. No caso específico da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde está alertando a população para que adote medidas para evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti , já que o acúmulo de água tende a aumentar nos quintais das residências.

A dengue é uma doença que pode, inclusive, levar à morte. Para evitar a propagação da doença, a secretária de Saúde, Rosângela Curado, em contato com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e do Controle de Endemias, solicitou que sejam intensificadas as visitas domiciliares pelos agentes de saúde e o repasse de informações aos órgãos de comunicação para conscientizar a população sobre a necessidade da adoção de medidas preventivas contra a doença.

Dicas

Não deixe água limpa parada;

Evite deixar pneus a céu aberto, mantenha-os em local seco e protegido das chuvas;

Lave os pratinhos dos vasos de plantas e xaxins uma vez por semana, usando escova ou coloque areia grossa;

Continua após a publicidade..

Dilua uma colher de água sanitária em um litro de água para regar as plantas e os vasos.

Não deixe no quintal objetos que acumulem água e guarde garrafas velhas de cabeça para baixo, mantendo-as sempre vazias;

Mantenha as caixas-d’água, tambores e cisternas bem fechados, para impedir a entrada do mosquito;

Mantenha o lixo em depósito fechado e seco e nunca o jogue em terrenos baldios e perto de bueiros, evitando, assim, acúmulo de água (poças d’água);

Lave os bebedouros de aves e animais com bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias;

Ao viajar, redobre todos esses cuidados, tampe o vaso sanitário e feche bem os latões de lixo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.