Alunos recebem diplomas do Vale Alfabetizar em Açailândia

A solenidade formatura dos alunos acontece nesta quinta-feira.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 14h25

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (6), a Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e a Alfabetização Solidária (Alfasol) realizam a formatura dos alunos do projeto “Vale Alfabetizar” no município de Açailândia (MA).

Os atuais 1.048 jovens e adultos participantes da iniciativa na cidade receberão o certificado de conclusão em cerimônia realizada na quadra da Sedel, no centro de Açailândia, a partir das 17 horas. Esta será a maior turma já formada pelo projeto.

Para a entrega dos diplomas, estarão presentes: o prefeito de Açailândia, Idelmar Gonçalves; o secretario de Educação do município, Sergiomar Santos de Assis; a gestora do Vale Alfabetizar, Aline Torre, representando a Fundação Vale do Rio Doce; a assessora de Projetos Especiais da Alfabetização Solidária, Daniela Lourenço, e a professora Lucicleide Rodrigues, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), parceira da Alfasol na capacitação dos alfabetizadores e acompanhamento didático das 55 salas do projeto em Açailândia.

O projeto é mais uma ação social voltada para as pessoas que moram nos municípios onde a Vale está presente. Este, em especial, leva cidadania e melhor qualidade de vida, por meio da leitura e da escrita. Além disso, contribui, de forma significativa, para a redução da taxa de analfabetismo no estado, e no país.

Durante oito meses, os alunos concludentes, com idade entre 19 e 90 anos, na maioria moradores da zona rural da cidade, tiveram aulas de alfabetização, quatro dias por semana. A Prefeitura de Açailândia colaborou disponibilizado os espaços físicos onde aconteceram as aulas.

Continua após a publicidade..

Parceria

A parceria entre a Fundação Vale do Rio Doce e a Alfasol, iniciada em 2004, busca contribuir para a diminuição do analfabetismo no Brasil e promoção da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O “Vale Alfabetizar” visa a beneficiar, preferencialmente, as comunidades de municípios onde a Vale do Rio Doce está presente. Em dois anos, já foram atendidos mais de 32 mil alunos, jovens e adultos, em 25 municípios do Pará, Maranhão, Sergipe, Espírito Santo e Minas Gerais. A Fundação Vale do Rio Doce financia o projeto nestas localidades.

Outras formaturas já estão marcadas para acontecer em maio, no Maranhão, nos municípios de Alto Alegre do Pindaré, Rosário e São Pero da Água Branca, nos dias 3, 4 e 10 de maio, respectivamente.

Com as informações a Assessoria de Comunicação da Companhia Vale do Rio Doce.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.