IMPERATRIZ - José Gonzaga dos Santos, que era lotado no 3º Batalhão da Polícia Militar, em Imperatriz, foi expulso da corporação a bem da disciplina.
Outros cinco militares estão sendo investigados e podem ser excluídos da instituição até o ano que vem também por desvio de conduta.
O comandante do Batalhão, tenente-coronel Pedro de Jesus Ribeiro, explicou ontem que o Inquérito Policial Militar(IPM) revelou que o então “soldado Gonzaga” fez parte de uma quadrilha que assaltou as agências do Banco do Brasil e Bradesco em Grajaú e a uma outra em Amarante do Maranhão.
No assalto em Grajaú ficou constatado que ele colocou seu carro, um Gol vermelho, para ajudar na execução do crime.
A constatação se deu quando em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça, os policiais apreenderam na casa de Gonzaga os documentos do carro.
No assalto em Amarante, a polícia prendeu um dos quadrilheiros e no celular dele estava o registro de uma chamada para o número do telefone de Gonzaga.
Por conta dos assaltos, o PM está preso na Central de Custódia de Presos de Justiça(CCPJ), em São Luís.
“O inquérito policial comprovou que o soldado Gonzaga ofendeu o decoro e a honra pessoal militar” ilustrou o comandante.
O oficial adiantou que outros quatro militares, cujas patentes e identidades não foram reveladas, também estão sendo alvos de investigações e podem ser expulsos da corporação, caso fique comprovada a participação em crimes.
“Esse tipo de ocorrência a gente não tolera. A PM está respondendo à sociedade com a expulsão desses policiais. Esse é o primeiro dos que estão sendo investigados”, frisou Ribeiro.
Operação
Com objetivo de dar maior segurança a população a PM de Imperatriz deflagrou ontem a Operação Tornado 2005. A ofensiva é voltada especialmente para os bairros da periferia da cidade.
Participam dessa operação 45 policiais distribuídos em pelotões da Cavalaria, Grupo de Operações Especiais(GOE),Força Tática (FT) e Serviço Velado (SV). Não há previsão de encerramento dessa operação.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.