Sarney diz que o Maranhão se desenvolveu nas últimas décadas

Senador participa de inauguração de uma central de computadores em Imperatriz.

João Rodrigues - Da Equipe de O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 14h33

MPERATRIZ - O senador José Sarney (PMDB) afirmou, durante inauguração de uma central de computadores em escola municipal de Imperatriz, que o Maranhão tem se desenvolvido bastante nas últimas décadas.

Ao fazer uma espécie de prestação de contas à população de sua passagem pelo comando do estado e do país, o senador disse que tem o prazer de ter realizado várias obras e iniciado outras que a sua filha, a senadora Roseana Sarney, deu prosseguimento.

“Quando eu ouço dizer que existem 178 agências (agências do Banco do Brasil no estado) eu quero mostrar como o Maranhão se desenvolveu. Tinha um ginásio oficial onde eu estudei, que era o Liceu Maranhense. No meu governo, construímos ginásios, criamos universidades e escolas. Era uma escola por dia, uma faculdade por ano, um ginásio por mês. Eu tive a felicidade de ver Roseana dando continuidade a esse trabalho”, frisou o parlamentar.

Sarney também elogiou o prefeito Ildon Marques pela parceria com a Fundação Banco do Brasil, que possibilitou a implantação da Estação Digital na Escola Elisa Nunes, uma iniciativa, segundo ele, de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual dos estudantes.

“É impossível imaginar o futuro sem computadores”, avaliou.

“No dia em que o senhor (prefeito Ildon) colocar aqui quinhentas escolas com capacidade de os meninos ingressarem no mundo digital, estará transformando a mentalidade de milhares de estudantes. É a maior de todas as obras. Eu fico feliz por estar vendo computadores colocados à disposição dessa juventude tão ávida de saber”, declarou Sarney em discurso.

Ele ressaltou que a revolução digital é tão grande que é impossível não fazer parte dela e revelou uma particularidade: carrega no bolso um chip com todos seus compromissos profissionais e projetos para utilizá-lo em qualquer computador.

O parlamentar também lembrou que o mundo espera com ansiedade pela comercialização do computador de USS 100 (100 dólares), que, em sua opinião, dará oportunidade a toda a juventude ter acesso a informática.

O prefeito Ildon Marques de Souza revelou que até o fim de seu governo pretende entregar outras estações digitais aos estudantes da rede municipal de ensino.

Estação

Segundo a secretária municipal de Educação, Helena Ayres, a Estação Digital da Escola Municipal Elisa Nunes possui 10 terminais de computadores, que funcionarão em três turnos, com a capacidade de atender gratuitamente 40 alunos por cada turno.

As equipes atendidas na Estação serão renovadas a cada dois meses. Cada aluno terá direito a receber duas aulas por dia.

Helena Ayres adiantou que o município está aguardando a aprovação de recursos, por meio de uma emenda do senador João Alberto (PMDB), que possibilitará aumentar o número de estações digitais em Imperatriz.

Depois de inaugurar a estação, Sarney fez uma visita de cortesia ao pequeno comerciante Olímpio Herênio Bandeira, de 79 anos, que há muitos anos acompanha a carreira política do ex-presidente da República. Devido a um compromisso de trabalho, Sarney retornou a Brasília(DF) ainda no sábado à noite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.