Intercâmbio

Realizado intercâmbio entre produtores de leite de Grajaú e Balsas

Produtores da cidade de Grajaú buscam modelos de sucesso para iniciar a atividade na região.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Produtores da cidade de Grajaú buscam modelos de sucesso. (Divulgção /Ângela Barros )

GRAJAÚ - Em uma iniciativa do Sebrae, por meio das unidades regionais de Balsas e de Grajaú, uma comitiva formada por quinze pequenos produtores rurais que estão iniciando a atividade produtiva de leite em Grajaú, foram recentemente até a cidade de Balsas para conhecer o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Agro-leiteira de Balsas LTDA (Comalba) e visitar algumas propriedades que já desenvolvem a produção de leite com excelência na região e somam com o desenvolvimento produtivo do setor.

O encontro permitiu aos produtores de Grajaú a troca de experiências e o conhecimento de outras formas de produção, que tem gerado como casos de sucesso da atividade existentes na região do cerrado sul do estado.

Continua após a publicidade..

Antônio Rocha Santos, que mora na fazenda São José, a 20 km de Balsas, é produtor de Leite há 30 anos e na ocasião relatou as dificuldades do início das atividades e a diferença após receber as orientações promovidas pelo Sebrae. “A minha produção era 150 litros de leite por dia, depois de ser atendido pelo projeto do Sebrae eu tripliquei a minha produção de leite, produzindo hoje 700 litros por dia. Só tenho a agradecer ao Sebrae porque além de ter aumentado minha produção gradativamente, hoje o leite é recolhido em minha casa pelo caminhão da cooperativa, facilitando ainda mais o meu trabalho. O Sebrae foi uma peça fundamental no direcionamento das minhas atividades’’, enfatizou Santos.

Sandra Barcelos, gestora de projetos do Sebrae em Balsas, enfatizou que o objetivo do Sebrae com esse intercâmbio foi alcançado. “Os desafios da atividade, formas de trabalho, persistência e planejamento foram debatidos durante o intercâmbio. Outro importante intuito da visita foi a troca de experiências quanto ao processo inicial da organização gerencial, tecnológica e mercadológica de uma cooperativa de produtores, no que tange às possibilidade de melhoria e incremento da atividade leiteira a partir do processo produtivo, com capacidade de atender a uma região e até mesmo um território’’, ressaltou Sandra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.