GRAJAÚ – Alunos e professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Grajaú, realizaram uma expedição ao Rio Grajaú para identificação de espécies de plantas nativas bem como anfíbios regionais.
O projeto de pesquisa realiza buscas de peptídeos antimicrobianos em secreções de anfíbios para uso biotecnológico e desenvolvimento de futuros medicamentos. As atividades de campo também contaram com visitas à aldeia indígena Bacurizinho e ao Rio Mearim.
“Precisamos cada vez mais resgatar a cultura indígena tradicional para preservar e conhecer o potencial biotecnológico de espécies nativas que ainda são bastante utilizadas pelas comunidades indígenas na região de Grajaú”, destacou o coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec), professor Jefferson Almeida.
Continua após a publicidade..
Na oportunidade foi realizado o I Seminário Internacional em Ciências Naturais e Biotecnologia, no Campus de Grajaú. Durante o evento foram realizadas palestras que discutiram temas como pesquisa em biotecnologia, síntese e caracterização de materiais multiferríocos, entre outros temas.
O evento também com a participação do pesquisador Peter Eaton, da Universidade do Porto, em Portugal, e o professor Etielle Andrade do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias