GONÇALVES DIAS - Um homem foi condenado a oito anos de prisão por matar o cunhado a facadas durante uma discussão familiar em Gonçalves Dias. O julgamento ocorreu nessa quinta-feira (19), em sessão do Tribunal do Júri presidida pelo juiz Daniel Luz. A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime semiaberto.
O réu, Elberte Gonçalves Bruno, foi considerado culpado pela morte de Alcigerly Ramos da Silva. O Conselho de Sentença reconheceu o homicídio privilegiado, ao entender que houve motivação de relevante valor moral.
Condenado por matar cunhado em briga
Segundo a denúncia, o crime aconteceu em 28 de outubro de 2021, na casa da vítima, no centro da cidade. Na ocasião, Alcigerly discutia com a esposa, irmã do acusado, e a agredia fisicamente.
De acordo com o processo, Elberte morava ao lado da residência e ouviu os gritos de socorro da irmã. Ele se armou com uma faca, foi até o local e atingiu a vítima com um golpe pelas costas.
Crime foi motivado por agressão à irmã do acusado
Alcigerly ainda foi socorrido e levado ao Hospital Regional de Presidente Dutra, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Na sentença, o juiz destacou que o júri rejeitou a tese de legítima defesa de terceiro, mas reconheceu que o crime foi motivado pela agressão sofrida pela mulher.
O magistrado ressaltou ainda que a violência contra a mulher é uma grave violação de direitos humanos e mencionou tratados internacionais que reforçam a necessidade de combater esse tipo de crime.
Este foi o primeiro júri do ano no termo judiciário da comarca. Antes, duas sessões já haviam sido realizadas em Dom Pedro, em fevereiro.
Outras duas sessões do Tribunal do Júri estão previstas para os dias 28 e 29 de abril, no fórum da comarca de Dom Pedro.
Saiba Mais
- Polícia prende suspeitos de homicídios em escolas de Imperatriz e São José de Ribamar
- Aluno é assassinado a tiros dentro de escola estadual em Imperatriz
- Homem é morto com cinco tiros dentro de casa
- Acusado de matar vizinha com foice em Imperatriz vai a júri popular
- Irmãos aguardam júri há mais de 16 anos após assassinato da mãe em Turilândia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.