Ponte desabou há um ano

Um ano após desabamento com mortes, nova ponte sobre o Rio Tocantins devolve ligação entre MA e TO

Ponte entre Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO) desabou, deixando 14 mortos e três pessoas desaparecidas.

Imirante.com

Reconstrução marca um ano da tragédia da ponte. (Foto: Divulgação/Dnit)

ESTREITO - Exatamente um ano após o desabamento que marcou a história da região, a nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO), será entregue nesta segunda-feira (22). A obra restabelece o tráfego da BR-226 sobre o Rio Tocantins, uma das principais ligações entre o Maranhão e o Tocantins.

Um ano do colapso da Ponte de Estreito

A inauguração simboliza a reconstrução depois da tragédia ocorrida em 22 de dezembro de 2024, quando o vão central da antiga ponte desabou, deixando 14 mortos, três pessoas desaparecidas e famílias marcadas pela dor.

Ponte sobre o Rio Tocantins, entre Tocantins e o Maranhão, desabou em dezembro de 2024 (Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins)

Ponte reconstruída com moderna estrutura

Construída no mesmo local da estrutura anterior, a nova ponte ficou pronta em tempo considerado recorde. A obra tem 630 metros de extensão, cerca de 100 metros a mais que a antiga, e um vão central de 154 metros livres sobre o rio. A altura da estrutura equivale a um prédio de sete andares.

A ponte conta com quatro pistas de rolamento, acostamentos, barreiras de proteção, passagem para pedestres e ciclovia, garantindo mais segurança para quem trafega diariamente pelo trecho.

Nova ponte de Estreito é essencial para atividade econômica

Mais do que uma obra de engenharia, a entrega marca a retomada do fluxo de veículos e cargas, essencial para a economia, a produção agrícola, o comércio e o deslocamento de milhares de pessoas que dependem da rodovia.

Após o colapso da antiga estrutura, ações emergenciais foram adotadas ao longo do último ano para reduzir os impactos sociais e econômicos causados pela interrupção da via. A nova ponte surge, agora, como símbolo de reconstrução, memória e recomeço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.