ESTREITO – Representantes das prefeituras de Estreito, Grajaú, Riachão e mais dez municípios do Maranhão participam, na Superintendência Regional do Incra no Maranhão, em São Luís, do curso sobre preenchimento de formulários e digitação de dados no Sistema Nacional de Cadastro de Imóveis Rurais (SNCR). O curso encerra-se nesta sexta-feira (9).
O objetivo da formação é atualizar os participantes sobre as normas para preenchimento dos formulários de cadastro, o que possibilitará a prestação de um serviço mais ágil, na medida em que o proprietário rural não necessitará se deslocar do município para fazer ou atualizar o cadastro.
De acordo com a servidora Socorro Prazeres, que está ministrando o curso juntamente com o coordenador da Sala da Cidadania, Lister Caldas, o Incra precisa capacitar os funcionários que trabalham nas Unidades Municipais de Cadastro (UMC) devido a rotatividade destes funcionários por conta da troca de gestão nos municípios.
Continua após a publicidade..
"Muitas vezes o Incra faz a capacitação e passa um tempo aquele funcionário não trabalha mais lá. Nos treinamentos sempre encontramos pessoas que assumiram há pouco tempo e não tem conhecimento do processo e outras que já trabalham com o cadastro de imóveis rurais", explicou.
Imóveis Cadastrados
No Maranhão existem 118.570 imóveis rurais cadastrados, totalizando uma área de 33.198.329 hectares. Estes números apresentam uma dinâmica de movimentação ao longo de cada exercício devido aos pedidos de atualizações cadastrais (inclusões, alterações e cancelamentos).
Saiba Mais
- Portaria do Incra reconhece mais um território quilombola no Maranhão
- Incra reajusta valores de bolsas para educação na reforma agrária
- Zé Carlos é nomeado para o comando do Incra no Maranhão
- Incra divulga novas regras para georreferenciamento de imóveis rurais
- Maranhão é o Estado que recebeu o maior número de titulações de terras em 2022, diz Incra
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias