Dados

Escola pública de Dom Pedro, no MA, está entre as 50 melhores do Enem 2024 sem seleção de alunos

O levantamento foi realizado pelo jornal O Globo, com base nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Imirante.com

Atualizada em 05/08/2025 às 15h55
A escola, que faz parte da rede estadual de ensino, atingiu a média de 585,15 no Enem. (Foto: Reprodução / Google Maps)

DOM PEDRO - Dentre as 50 instituições públicas de ensino com as maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que não realizam seleção para ingresso de estudantes, o Maranhão aparece ocupando o 39º lugar no ranking com o Centro Educa Mais Ana Isabel Tavares, do município de Dom Pedro. 

A escola, que faz parte da rede estadual de ensino, atingiu a média de 585,15 no Enem. No ranking, uma escola da cidade de Presidente Lucena, no Rio Grande do Sul, ficou na primeira posição ao atingir a média de 632,8, seguida por escolas das cidades de Cocal dos Alves (PI), com 631,85 e de Volta Redonda (RJ), com 621,1.

O levantamento foi realizado pelo jornal O Globo, com base nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e divulgado nessa segunda-feira (4). Segundo o Inep, o objetivo principal do Enem não é avaliar escolas, entretanto, os resultados do exame podem ser indicadores do preparo dos estudantes para o ensino superior.

Ranking geral das escolas com maior nota no Enem 2024 no Maranhão

Já o ranking geral referente apenas ao Maranhão, incluindo instituições públicas e privadas do estado, que realizam ou não seleção para ingresso de alunos, as 20 primeiras posições são ocupadas por instituições de ensino privadas.

A primeira escola pública a aparecer no ranking geral do estado é o Colégio Militar Tiradentes II, da cidade de Imperatriz.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apenas as escolas de gestão compartilhada com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), neste caso os Colégios Militares, aplicam exame de seleção para ingresso. 

Já os Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMAs) realizam processo seletivo baseado em critérios sociais, como histórico de escola pública e localização do domicílio.

“Em outras escolas da rede estadual, não há processo seletivo, a pré-matrícula é feita exclusivamente pelo site da Seduc, com posterior confirmação presencial na unidade escolar pelo responsável ou pelo próprio estudante, se maior de idade”, afirmou a Seduc ao Imirante.com.

Microdados do Inep 

Os dados utilizados em todos os levantamentos, independente do recorte utilizado, foram extraídos dos microdados do Enem 2024, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As informações detalhadas permitem que pesquisadores, alunos e gestores educacionais tenham acesso a indicadores como nota média por escola, por disciplina e por modalidade de ensino.

A divulgação dos microdados garante maior transparência ao processo e incentiva a adoção de políticas públicas baseadas em evidências. A partir dessas informações, é possível identificar boas práticas e planejar ações para a melhoria da educação básica no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.