DAVINÓPOLIS – Visando atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o município de Davinópolis realiza um estudo de viabilidade para instalação do aterro sanitário Parcerias entre os governos estão sendo buscadas para a construção do local que deve receber todo o lixo produzido na cidade.
“Serão realizados estudos pluviométricos, de lençóis freáticos, cursos de água e de viabilidade econômica-financeira, inclusive por meio da associação de catadores e cooperativas de resíduos sólidos, responsáveis pela transformação do material recebido de resíduos reaproveitáveis”, afirmou o secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Antônio Ronandre.
O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), que implementará a política de recolhimento dos resíduos sólidos no município. Também será uma campanha de conscientização da comunidade para que todos colaborem com o projeto.
Continua após a publicidade..
Como parte do projeto será realizada uma audiência pública, exigida pela legislação brasileira, sobre a importância da implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos. “Não adianta o município construir esse aterro sanitário, se a comunidade não separar o material reaproveitável que será destinado à associação de catadores ou cooperativa”, destacou o secretário.
O plano de resíduos sólidos deve ser formatado em parceria com os diversos segmentos da comunidade, por meio de palestras, conscientização nas escolas e a sensibilização ambiental da população sobre a importância da coleta seletiva.
Saiba Mais
- Justiça manda prefeitura regularizar gerenciamento adequado de resíduos sólidos
- Imesc mapeia áreas potenciais para implantação de aterros sanitários
- Um terço do lixo tem destinação inadequada na América Latina e Caribe
- Audiência Pública do Plano de Resíduos Sólidos ocorre em Imperatriz
- Governo federal espera prorrogação do prazo da lei que acaba com os lixões
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias